Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Convênio com Faculdade Fátima

O STR informa que nessa semana firmou convênio com a Faculdade Fátima de Caxias do Sul com a finalidade de concessão de desconto de 30% nos cursos técnicos e de 10% nos cursos de pós-graduação. Os percentuais incidirão sobre o valor das mensalidades efetuadas até o vencimento.

Convênio com Faculdade Fátima
O STR informa que nessa semana firmou convênio com a Faculdade Fátima de Caxias do Sul com a finalidade de concessão de desconto de 30% nos cursos técnicos e de 10% nos cursos de pós-graduação. Os percentuais incidirão sobre o valor das mensalidades efetuadas até o vencimento.
Para usufruir desse benefício os associados deverão passar na sede do STR para preencher ficha que autoriza o desconto. A Faculdade Fátima oferece cursos técnicos em Contabilidade, Enfermagem e Radiologia e cursos universitários de Fonoaudiologia, Administração de Empresas, Nutrição e Enfermagem. Mais informações no STR e pelo telefone 3292.7500.

Vacinação contra febre aftosa

Desde 1º de maio a Secretaria da Agricultura, Pecuária e Agronegócio (Seapa-RS) realiza a 1ª etapa de vacinação contra a febre aftosa no Estado. Nesta campanha deverão ser imunizados todos os bovinos e búfalos. O rebanho gaúcho é composto por 13,5 milhões de bovídeos em 350 mil estabelecimentos e a meta é ultrapassar a cobertura vacinal de 90%, tanto de população quanto de propriedades. Em Flores e Nova Pádua a atividade já foi realizada pela Inspetoria Veterinária.

Doação
Nesta etapa, o Departamento de Defesa Agropecuária da Seapa-RS realizará a doação de aproximadamente 5,5 milhões de doses de vacinas contra a febre aftosa aos produtores inscritos no Programa Nacional de Apoio à Agricultura Familiar (Pronaf) ou no Programa Estadual de Desenvolvimento da Pecuária de Corte Familiar, que tenham rebanho de até 100 bovinos e/ou búfalos por núcleo familiar. Não terão direito ao benefício os produtores rurais que não tenham realizado a comprovação da vacinação em etapa anterior ou que não tenham quitado infrações aplicadas previamente.

Compra
Durante este período, os proprietários que não tiverem as vacinas doadas pelo Estado deverão comprar as doses necessárias para vacinação do seu rebanho e apresentar a Nota Fiscal nas Inspetorias/escritórios de Defesa Agropecuária, especificando a quantidade de animais vacinados por categoria. O prazo para apresentação da mesma é de 5 dias úteis após o término da campanha.

Conscientização

A conscientização de todos quanto à importância da prevenção à febre aftosa é fundamental para evitarmos uma nova ocorrência da doença. Nos anos de 2000 e 2001 foram registrados 52 focos confirmados em diversos municípios do Rio Grande do Sul. Entre as consequências podemos citar o sacrifício de 26 mil animais e o gasto de aproximadamente R$ 11 milhões em ações sanitárias para a contenção da doença, além de perdas econômicas geradas pelo impedimento da venda de produtos de origem animal e vegetal.