Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Controle de Resíduos de Agrotóxicos

O Ministério da Agricultura vai monitorar neste ano 17 produtos de origem vegetal a fim de certificar os níveis de agrotóxicos e a presença de salmonela e aflaloxinas.

O Ministério da Agricultura vai monitorar neste ano 17 produtos de origem vegetal a fim de certificar os níveis de agrotóxicos e a presença de salmonela e aflaloxinas. O principal objetivo desse trabalho é garantir segurança alimentar e resguardar a qualidade dos alimentos que chegam à mesa dos consumidores. Além do mamão e da maçã, monitorados desde 2006, o plano nacional de controle de resíduos e contaminantes (PNCRC) vai controlar a produção de melão, morango, uva, abacaxi, alface, banana, limão, tomate, batata, milho, arroz e amendoim. O processo de controle visa inicialmente coletar 30 amostras de cada produto, as quais serão analisadas pelos laboratórios do Ministério da Agricultura. Caso sejam constatados níveis de substâncias nocivas acima dos estabelecidos por lei, o Ministério encaminhará equipes de fiscalização e os produtores que comprovadamente agirem de má fé serão punidos. Cabe portanto, principalmente aos produtores de uva esse alerta para que observem todos os cuidados em relação à carência, dosagem dos agrotóxicos utilizados na produção para evitar graves problemas e conseqüentes prejuízos provocados pelas possíveis más práticas agrícolas. Selo orgânico Os brasileiros estão cada vez mais em busca de bem-estar. Para isso estão se alimentando cada vez mais de forma saudável e consequentemente consumindo produtos orgânicos, tais como: verduras, legumes, frutas e alimentos integrais. Para facilitar a vida dos consumidores na hora de identificar se um produto é de qualidade, se ele passou por processo de inspeção, será lançado no 1º Semestre de 2010, o “Selo Orgânico”. Para adquirir o selo, os produtores deverão estar regularizados junto ao Ministério da Agricultura. Para os agricultores familiares será fornecida carteira de identificação de produtor orgânico. Hoje o Brasil conta com aproximadamente 15 mil produtores que cultivam uma área de 800 mil há de produtores orgânicos. Trabalhar com produtos orgânicos é uma ótima alternativa, porém é necessário passar por um período de conversão. Trata-se de mudança e adaptação de práticas de produção. Mas sem dúvidas esse nicho de mercado vem crescendo a passos largos. Nova Pádua / Semana do Colono e Motorista - Inicia nesta sexta-feira e se prolonga até domingo dia 26 de Julho a semana do Colono e Motorista de Nova Pádua. Diversos eventos estão incluídos na programação. Na abertura oficial que acontece nesta noite, 17/07, haverá homenagem aos filhos de imigrantes na sessão solene da Câmara de Vereadores. Na oportunidade, também será exibido o vídeo ‘Terra Gente’, elaborado pelo STR no Projeto Agricultura Lucrativa Familiar, o qual contém depoimentos de agricultores das diversas idades, sobre a importância de permanecer no meio rural. O vídeo é um retrato belo, singelo e cru da vida na colônia. A programação prevê ainda cursos, palestras, gincana, desfile de tratores, café colonial, entre outros atrativos.