Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Consulta Popular 2020

Dentre os projetos está o apoio à agricultura familiar

O processo de Consulta Popular desse ano levará três propostas para votação popular entre os dias 26 de outubro a 3 de novembro. A definição foi realizada em Assembleia do Corede/Serra.
É importante salientar que o projeto de apoio à agricultura familiar, que prevê investimentos em infraestrutura e aquisição de máquinas e equipamentos, está entre os três projetos aprovados.
A votação poderá ser realizada no Centro Administrativo Municipal, onde o eleitor terá à disposição um computador para votar de forma eletrônica.
Pelo que a agricultura representa para o Estado, é muito importante que o orçamento estadual destine recursos para a infraestrutura do meio rural, que carece de sinal de internet e telefonia.

Produção de alho
O plantio da safra 2020/2021 no RS indica que deverá permanecer com a mesma área da safra anterior, ao redor dos 2 mil hectares. Até o momento, o clima está favorável e as lavouras estão mais uniformes que no ano passado.
Os alhos precoces, em especial o Ito, cujo plantio foi no final de maio e início de junho, estão no processo de enchimento do bulbo. O São Valentin, plantado em junho e início de julho, está na fase de diferenciação. Em setembro, ocorreu a queda de granizo em várias lavouras no Rio Grande do Sul. Felizmente foram pontuais, mas os danos onde caiu a chuva de pedra foram grandes.
A produção estimada para esse ano no RS é de 20 milhões de quilos.
Em todo o Brasil, a área de alho cultivada é de 13.700 hectares com uma produção de 180 milhões de quilos. Esse volume abastece 50% do consumo nacional, que gira em torno de 340 milhões de quilos por ano.O restante, são alhos importados da China, Argentina, Espanha e Egito.
Os dados até o momento confirmam o aumento do consumo anual de alho no Brasil. A safra desse ano, tanto em termos de produção, bem como em qualidade, será uma safra para ficar na história da produção do alho nacional.

Encontro Nacional do Alho
Anualmente, a Associação Nacional dos Produtores de Alho – ANAPA e a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho – AGAPA, realizam o Encontro Nacional dos Produtores de Alho.
Nesse ano, o 33º Encontro estava agendado para ocorrer no dia 30 de outubro em São Marcos. Devido à pandemia, o encontro foi cancelado e com certeza retornará no próximo ano de 2021 em data a ser definida e informada.
Mesmo com o cancelamento do evento, as Associações seguem firmes e atuantes na defesa dos interesses dos produtores nacionais de alho, lutando incansavelmente para proteger a produção brasileira da concorrência desleal do alho importado da China e de outros países. A cada dia as entidades se comprometem em fortalecer o setor para que os produtores obtenham bons resultados de seu trabalho.
A Anapa e a Agapa agradecem a compreensão neste momento ímpar da história e esperam encontrar a todos cada vez mais fortalecidos no 33º Encontro Nacional em 2021.