Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Conflito de terras

Lamentamos a morte de dois agricultores ocorrida em Faxinalzinho. Este acontecimento entristece e indigna toda a sociedade

Conflito de terras
Lamentamos a morte de dois agricultores ocorrida em Faxinalzinho. Este acontecimento entristece e indigna toda a sociedade. O assassinato brutal e de forma covarde por índios que faziam bloqueio da rodovia merece todo nosso repúdio. Essa é uma tragédia anunciada, já que há muito tempo acontecem conflitos no RS em função de demarcação de terras para criação de áreas indígenas.
É uma injustiça com os agricultores que são despojados de suas terras sobre as quais têm escritura há muito tempo, algumas centenárias herdadas dos pais ou avós. Essas famílias de agricultores estão trabalhando e produzindo alimentos. Não se nega o direito dos índios, mas não se pode corrigir uma injustiça com outra.
É preciso proibir a demarcação de propriedades da agricultura familiar para evitar conflitos e consequente expulsão de um grande número de agricultores do campo. Não podemos ficar de braços cruzados frente à tensão que aumenta a cada dia no campo. Os governos, tanto estadual como federal, têm responsabilidades neste processo. O Ministério Público Federal também precisa intervir, assim como o Ministério da Justiça, para que não se repitam episódios como esse.

Grito da Terra Brasil 2014

A pauta estadual do Grito da Terra Brasil tem 51 itens com reivindicações junto a sete secretarias estaduais. São pontos estruturantes voltados à permanência da família com qualidade de vida no meio rural. Os STRs esperam resposta para as demandas até o dia 20 de maio, data de encerramento da manifestação, em Brasília, e nos 27 Estados. Em Porto Alegre, a Fetag-RS deverá mobilizar cerca de 5 mil trabalhadores rurais para ouvir o retorno do governo. Estamos organizando uma caravana de Flores da Cunha e Nova Pádua para participar do evento. Pedimos aos interessados que se inscrevam junto ao STR. Mais informações pelo telefone (54) 3292.7500.

Encontro Técnico em Viticultura

A Emater-RS, Secretaria da Agricultura, Sindicato dos Trabalhadores Rurais e Conselho Municipal da Agricultura convidam os viticultores para participarem do Encontro Técnico em Viticultura que será realizado no dia 30 de maio, no salão da comunidade de Sete de Setembro, com início às 13h30min. Na oportunidade serão debatidos temas importantes sobre o cultivo da uva. As inscrições serão gratuitas e no final do encontro será servido salsichão, pão e vinho. Maiores informações junto às entidades promotoras do evento. Viticultor, sua presença é muito importante!