Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Clima compromete a Safra 2015

Além da uva, outras culturas como ameixa, pêssego, maçã, caqui e pera foram danificadas em grandes proporções.

Clima compromete a Safra 2015
Geada, granizo, vento e chuva em excesso: esses fenômenos climatológicos ocorridos nos últimos meses causaram enormes prejuízos nos parreirais de toda a região Nordeste e nas demais regiões produtoras de uvas do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. As perdas são enormes e atingem altos percentuais não só para esta safra, mas também terão consequências nas próximas safras. O custo de produção será maior, pois os viticultores terão que aplicar maior número de pulverizações do que a média anual.
Diante do ocorrido, as entidades e o poder público de vários municípios fizeram levantamento dos prejuízos causados pelas intempéries e alguns deles decretaram estado de emergência. O STR por sua vez comunicou os órgãos competentes dos governos federal e estadual e solicitou providências cabíveis no sentido de aliviar as perdas, para que elas sejam levadas em consideração no ato da fixação do preço da uva.
Além da uva, outras culturas como ameixa, pêssego, maçã, caqui e pera foram danificadas em grandes proporções. Esses produtores contabilizarão enormes prejuízos, afetando a economia de famílias e comprometendo a sobrevivência das mesmas. Mas a luta dos que ainda persistem na agricultura continua. É necessária muita coragem e força de vontade nesses momentos para continuar e começar tudo de novo, como muitas vezes já o fizeram. A esperança de dias melhores virá. Nossa solidariedade a todos.

21ª Festa dos Aposentados
Comunicamos a todos os aposentados interessados em participar da 21ª Festa dos Aposentados que adquiram seus ingressos junto aos líderes do STR nas comunidades ou na sede do Sindicato. Os bilhetes são limitados, por isso, não deixe para última hora. O evento terá a seguinte programação:
10h30min – Missa na Igreja Matriz de Flores da Cunha.
12h – Almoço no salão paroquial.
À tarde – Show com Negão da Gaita, seguido de sorteio de prêmios das mensalidades e distribuição de brindes.