Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

CCIR 2021

O STR informa que está disponível a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR 2021

O STR informa que está disponível a emissão do Certificado de Cadastro de Imóvel Rural – CCIR 2021.
Os associados poderão procurar o atendimento junto ao STR, que oferece mais esse serviço de forma gratuita. Para atualizar o CCIR é necessário apresentar o recibo do ano anterior.

Semana da Agricultura Familiar
Nessa semana comemoramos a semana dedicada à Agricultura Familiar no Brasil e, no dia 25 desse mês, o dia do Colono e Motorista.
No Brasil, 77% dos agricultores pertencem à categoria dos agricultores familiares.
São mais de 3.850.000 propriedades das mais de 5 milhões existentes no país.

Desafios
Os desafios enfrentados pelos agricultores familiares vêm de longa data e se acentuaram em razão da conjuntura atual.
Um dos maiores e históricos desafios é conciliar a alta dos gastos com a produção com o preço mínimo dos produtos. Ou seja, o preço da grande maioria dos produtos agrícolas sequer cobre o custo de produção, não permitindo com isso rentabilidade e lucratividade.
É a situação verificada no segmento da produção de uva, frangos, fumo, leite, hortigranjeiros, entre outros, onde os custos de produção cresceram em média mais de 50% nos últimos meses.
Infraestrutura, acesso à internet e energia elétrica de qualidade são outros pontos que merecem atenção do governo para garantir a sucessão familiar desse segmento que produz mais de 70% dos itens da cesta básica.
Essa reflexão faz parte dos temas destacados nessa primeira semana nacional da agricultura familiar inserida na Década da Agricultura Familiar instituída pela ONU, cujo objetivo principal é dar visibilidade, reconhecer e valorizar o trabalho dos agricultores.

Homenagem
O STR parabeniza a todos os agricultores e presta sua homenagem de reconhecimento e gratidão pela comemoração do Dia do Colono.
Os colonos são exemplo de trabalho, coragem, perseverança e superação.
Faça chuva ou sol, frio ou calor, eles estão produzindo o alimento que chega em nossas mesas todos os dias e nem sempre são reconhecidos por isso.
Parabéns e vida longa a todos!