Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cautela

É necessário pensar bem antes de investir, analisar o custo-benefício, pesquisar preços, fazer cálculos.

Cautela
O momento que atravessa a economia do país é de muita cautela. Exige da parte dos produtores adaptação às condições de mercado. É necessário pensar bem antes de investir, analisar o custo-benefício, pesquisar preços, fazer cálculos. Ter presente o custo elevado dos empréstimos, a alta dos preços dos insumos, a crescente elevação do preço dos combustíveis, da energia elétrica e da mão de obra, cuja previsão de aumento passa de dois dígitos. Na agricultura, em especial no setor vitivinícola, a eficiência é sinônimo de qualidade e planejamento. Deve ser trabalhada com equilíbrio e segurança para atingir maior grau de rentabilidade. O ingresso dos vinhos importados, por sua vez, nos últimos anos tem impulsionado a melhoria da qualidade e dos padrões dos vinhos nacionais. Quem não tiver qualidade ficará para trás. Isso vale para a matéria-prima e para o produto industrializado. O produtor precisa ter cuidado. Analisar bem o custo de produção. Investir em produtos que garantam mais produtividade, melhor qualidade e maior rentabilidade. Dessa forma será mais fácil enfrentar a crise econômica.

ITR 2015
O STR informa que a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deve ser apresentada por toda a pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural. Para a declaração os proprietários devem se apresentar com os seguintes documentos: CPF e Carteira de Identidade do proprietário, CCIR (Incra 2014), Escritura (em caso de compra ou venda de imóveis rurais), ITR 2014; e Declaração de Imposto de Renda 2015.
O calendário para Flores da Cunha: 25/8 – Capelas São Paulo, São Caetano e Santa Bárbara; 26/8 – Monte Bérico e Santa Líbera; 27/8 – Capelas Nª Sª de Fátima e do Carmo; e 28/8 – São Vitor.