Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Campanhas de mudas frutíferas

Os pedidos para pomar comercial deverão ser feitos junto à Secretaria da Agricultura até o dia 31 de maio

As campanhas de aquisição de mudas para pomar doméstico e comercial estão abertas para todos os interessados na compra de mudas de frutíferas.
Os pedidos para pomar comercial deverão ser feitos junto à Secretaria da Agricultura até o dia 31 de maio.
E para o pomar doméstico os pedidos deverão ser feitos junto à Emater até o dia 10 de julho.
Os valores variam de acordo com a variedade e quantidade de mudas. São várias espécies de plantas que poderão ser adquiridas pelos interessados.
Mais informações junto à prefeitura pelo fone (54) 3279 3600

Campanha do STR
Continua nesse ano a Campanha Pagar Mensalidade dá Prêmios, que há mais de 20 anos vem sendo promovida pelo STR.
Os associados que pagarem as mensalidades desse ano concorrerão a prêmios em dinheiro.
O sorteio será realizado no dia 5 de dezembro, dentro da programação da 26ª Festa do Aposentado.

Plano Safra 2020/2021
Os STRs e a Fetag/RS trabalham junto ao Ministério da Agricultura para apresentar sugestões ao Plano Safra 2020/2021 e também estão cobrando mais efetividade das medidas anunciadas pelo Governo Federal em relação à estiagem e que precisam chegar o mais rápido possível, já que até o momento não foram regulamentadas pelas instituições financeiras.
Para o Plano Safra, a principal solicitação dos STRs é a diminuição da taxa de juros do Pronaf.
É impossível trabalhar com os juros no atual patamar
Outra questão pendente para os agricultores é o Crédito Fundiário que está só no papel e que na prática ainda não funciona.
O próximo Plano Safra, que inicia em 1º de julho e vai até 30 de junho de 2021, deve disponibilizar recursos suficientes para atender as demandas de custeio, investimento, assistência técnica, seguro e a comercialização da produção agrícola, entre outras demandas dos agricultores familiares.

Funrural
A decisão do Supremo Tribunal Federal – STF reforça a orientação do STR em relação a obrigatoriedade do recolhimento da contribuição previdenciária – Funrural – por parte dos agricultores na comercialização da produção agrícola.
O plenário julgou que a cobrança do Funrural incidente sobre a venda da produção é constitucional.
Para terem acesso aos benefícios, como aposentadoria, auxilio doença, salário maternidade, acidente de trabalho, entre outros, os produtores são obrigados a recolher o imposto que vai para os cofres públicos para custear esses benefícios previdenciários.
O valor é de 1,2% para previdência, 0,1% para o seguro acidente de trabalho e 0,2% para o Senar, totalizando 1,5%.
O STR sempre orientou sobre a obrigatoriedade do recolhimento, pois é a forma de ter acesso aos benefícios, conforme estabelece a Constituição Federal.