Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cadastro Vitícola Safra 2021

Todos os viticultores deverão fazer o Cadastro Vitícola da safra 2021 recentemente colhida dentro do prazo estabelecido

O STR comunica os viticultores que, por determinação do Ministério da Agricultura, todos deverão fazer o Cadastro Vitícola da safra 2021 recentemente colhida dentro do prazo estabelecido. O atendimento será prestado mediante o agendamento de horário pelos fones (54) 3292 7500 ou 9.9255.7303, conforme o calendário de cada comunidade.

Flores da Cunha

26/4 - São Liberal e Fulina

27/4 - Lagoa Bela

28/4 - São Caetano e Santa Bárbara

29/4 - Capela São Paulo

30/4 - Monte Bérico e Santa Libera

Nova Pádua

19 e 20/4 - Capela São João Bosco

26/4 - Travessão Cerro Largo

27 e 28/4 - Capela Santo Isidoro

29 e 30/4 - Travessão Accioli

Seguro Proagro Mais

As contratações do seguro Proagro Mais por agricultores familiares chegaram a 133 mil apólices no ano passado que asseguraram 2,1 milhões de hectares no Estado. O Proagro é o principal amenizador de risco que os agricultores acessam para assegurar suas lavouras. O STR busca constantemente junto ao Governo melhorias e ampliação do Proagro Mais para que ele possa atender com mais recursos e mais eficiência e segurança as demandas dos produtores nas diversas culturas abrigadas pelo programa.

Seguro Rural

A segunda modalidade de seguro que pode ser acessada pelos agricultores com subsídio do Governo Federal é o Seguro Rural que já está à disposição dos interessados para ser contratado. A partir desse ano, o produtor poderá optar em aderir ao Proagro Mais ou ao Seguro Rural, não havendo mais a obrigatoriedade de aderir ao Proagro quando o produtor optar pelo Seguro Rural como era antes. Essa era uma antiga reivindicação do Sindicato. 

Proagro e Seguro Rural são as duas formas que estão à disposição para proteger a produção agrícola contra as intemperes e garantir menos perda de renda para as famílias. O STR possui convênio com várias corretoras de seguro que operam no município. Mais informações pelos telefones (54) 3292 7500 ou 9.9255.7303.