Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cadastro Vitícola 2013

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza o Cadastro Vitícola 2013.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais realiza o Cadastro Vitícola 2013. Os produtores devem comparecer na sede do STR com os seguintes documentos: comprovante do Cadastro Vitícola 2012, CPF do declarante e do proprietário, Talão de Produtor de todas as pessoas que venderam uva da safra 2013 ou a relação da produção total de cada variedade. Abaixo o calendário da semana:
Flores da Cunha
Dia 5, segunda – Linha 60
Dia 6, terça – Linha 80
Dia 7, quarta – São Francisco, Nova Brasília e Santa Justina
Dias 8 e 9, quinta e sexta – Travessão Carvalho

Nova Pádua
Dia 5, segunda – Bonito
Dia 6, terça – Belvedere Sonda
Dias 7 e 8, quarta e quinta – Curuzu
Dia 9, sexta – Sede e arredores

Expointer 2013
O STR informa aos interessados em participar da Expointer 2013 que um ônibus será colocado à disposição para visitar os pavilhões da maior feira agroindustrial da América Latina. A saída será às 6h do dia 29 de agosto defronte ao STR, com retorno previsto para as 19h. A entrada nos pavilhões é gratuita e a passagem terá custo estimado de R$ 25 (ida e volta). Interessados devem se inscrever até 15 de agosto junto ao Sindicato pelo telefone 3292.7500, com Mari ou Sara.

Boa notícia sobre emplacamentos de tratores
O STR recebeu no final do dia 25 de julho – Dia do Colono e do Motorista, uma boa notícia: as Resoluções 429 e 434 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) que entrariam em vigor em 1º de junho, obrigando os proprietários de tratores a emplacar os mesmos, foram prorrogadas para 31 de dezembro de 2014. Até lá há tempo para discutir o assunto e fazer mudanças no Código de Trânsito Brasileiro no que diz respeito ao emplacamento, registro de tratores e demais equipamentos obrigatórios para a circulação em vias públicas. A prorrogação não é a solução que queremos, ela apenas nos dá uma trégua, mas não resolve o problema. Precisamos mudar a lei, pois trator não é veículo e sim instrumento de trabalho. Vamos pressionar o governo e, se preciso for, realizaremos protestos nas estradas para mostrar nossa inconformidade com essa medida que nada contribui para a produção. Por isso vamos manifestar mais uma vez nossa posição contra essa exigência absurda. O que precisamos é de resoluções e leis que facilitem a vida dos agricultores e não medidas que, como essas, só trazem mais ônus e transtornos.