Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cadastro incra

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua informa a todos os proprietários de imóveis rurais que o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) ou recibo do INCRA dos anos 2006-2007-2008 e 2009 deverá ser feito até o dia 27/01/2010 através da internet.

O Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua informa a todos os proprietários de imóveis rurais que o Certificado de Cadastro do Imóvel Rural (CCIR) ou recibo do INCRA dos anos 2006-2007-2008 e 2009 deverá ser feito até o dia 27/01/2010 através da internet. Os associados do STR podem passar em nosso escritório com o código do imóvel do INCRA e CPF afim de efetuar o recadastramento. O serviço é gratuito para o associado. O proprietário do imóvel somente deverá pagar uma taxa de R$ 5,70 na Caixa Econômica Federal ou nas lotéricas. Mensagem de Final de Ano Nessa última edição do ano de 2009 do Jornal O Florense queremos aproveitar o espaço de nossa coluna semanal para fazer um breve balanço do ano que estamos findando. Em 2009 vários fatos ocorreram e que são dignos de registro. Alguns acontecimentos positivos e outros menos agradáveis. Vivemos em 2009 a crise financeira mundial, clima desfavorável, indefinições e incertezas em relação ao mercado e a comercialização dos produtos agrícolas, de modo especial o não cumprimento do preço mínimo da uva, acarretando com isso enormes prejuízos aos produtores, entre outros problemas. Foi um ano de muitas lutas e reivindicações. Procuramos de todas as formas cumprir com nossa missão. Com isso obtivemos várias conquistas. Passado este ano, a expectativa para 2010 é de um cenário melhor, os agricultores esperam que os preços dos seus produtos sejam fixados de forma justa e que não só cubram o custo de produção, mas que garantam margem de renda e que os mesmos sejam cumpridos. Além disso, esperamos que no ano que vem a economia brasileira e mundial voltem a crescer e que a demanda por produtos agrícolas seja maior que em 2009. Garantindo com isso renda aos agricultores e que mais recursos sejam destinados para o setor agrícola. O Brasil não pode ser submisso ao Comando do Capital Internacional. Precisamos produzir com soberania. Por isso precisamos adequar as leis que regulam o meio ambiente à realidade de cada região. Nosso maior compromisso em 2010 é sem dúvida de continuarmos a luta na defesa dos interesses e direitos de nossa categoria a fim de garantir renda e qualidade de vida para nossos representados. Nosso sincero e profundo agradecimento a todos os que estiveram junto conosco e àqueles que acreditam que é somente com luta e organização que obteremos as conquistas. Desejamos que em 2010 possamos, com muita saúde, disposição e vontade, continuar desempenhando nossa missão para construir uma sociedade mais justa e igualitária. A todos Boas Festas e Feliz 2010.