Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Cadastro da Agricultura Familiar – CAF

O CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) será a nova identidade do agricultor familiar

O CAF (Cadastro da Agricultura Familiar) será a nova identidade do agricultor familiar, que dará acesso às principais políticas públicas, como ao crédito rural na modalidade do PRONAF, aos mercados institucionais como PAA e PNAE, o bônus de pagamento para o biodiesel e, assim como a DAP é hoje, será um documento fundamental para o encaminhamento de benefícios e aposentadoria.
A proposta inicial do governo é de implantar o cadastro já a partir do dia 1º de janeiro de 2022, mesma data limite para emissões da Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP). Neste sentindo, o STR está trabalhando na extensão de prazo para a continuidade das emissões de DAP, conjuntamente com o início da emissão do CAF, permitindo um tempo hábil para a capacitação dos funcionários. 
O sindicato vai continuar sendo a referência, também, na emissão do CAF, tendo em vista o pioneirismo e a credibilidade durante os mais de 25 anos de serviços na emissão da DAP.

Tecnologia 5G
Considerado um grande marco tecnológico, o padrão 5G (quinta geração de internet móvel) viabilizará inovações dignas de ficção científica: carros autodirigíveis, procedimentos médicos a distância, automação completa de linhas de produção, vigilância e monitoramento de todo o tráfego urbano, além de entretenimento em altíssima qualidade e conectividade semelhante à encontrada em países desenvolvidos.
As inovações do 5G não são apenas melhorias de serviços para uma parcela limitada da sociedade.
De acordo com os termos do certame, aprovado pelo Tribunal de Contas da União (TCU) em 25 de agosto, o leilão do 5G será responsável também pela ampliação da internet móvel de quarta geração (4G) para localidades do interior que ainda não contam com essa tecnologia, ampliando assim a base total de usuários brasileiros.
A chegada do 5G vai levar o país para outro patamar de inclusão digital.

Cobertura
Todas as rodovias federais serão contempladas com pelo menos conectividade 4G, além de banda larga móvel para quase 10 mil localidades rurais, com a expansão do serviço para escolas e centros de saúde. A meta para o ano que vem é de levar internet para 100% das escolas públicas do país.

Preço
Os preços praticados com a chegada da nova tecnologia, deverão ser mantidos e o padrão 5G não será elitizado. Na prática, haverá uma melhora na dinâmica do custo-benefício. Em telecomunicações, há um fenômeno conhecido de avanço tecnológico sem necessariamente reajuste de preços.