Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Busca de melhores preços

Algumas indústrias vinícolas já sinalizaram o aumento do preço a ser praticado

As últimas tratativas desenvolvidas pelo Sindicato junto aos órgãos e instituições competentes para obter melhor preço da uva continuam. Intensificamos contatos com várias empresas, com a FETAG-RS, a AGAVI, com a Comissão Interestadual da Uva, contato com a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, relatando a situação e justificando a necessidade de rever o preço fixado, tendo sido elaborado um documento de reivindicação em nome da Comissão Interestadual da Uva (já que o problema não é só de Flores da Cunha, mas de toda a região) do qual estamos aguardando resposta.
Diante disso, estamos obtendo importantes avanços e resultados significativos. Algumas indústrias vinícolas já sinalizaram o aumento do preço a ser praticado, recebimento e pagamento do bordô e das variedades tintórias livre de grau e ajuda no custo do frete. 
Estamos aguardando também, a manifestação das vinícolas para que divulguem de uma vez por todas o real e definitivo valor a ser praticado. 

Atualização do Cadastro Vitícola 2020
O STR comunica novamente aos produtores de uva, que por determinação do Ministério da Agricultura, deverão a atualizar o Cadastro Vitícola da Safra 2020. O atendimento será oferecido somente mediante agendamento de horário. Devem agendar horário, os associados que não foram atendidos e também os não sócios da entidade. 
Documentos necessários
-Cadastro de 2019;
- Aparelho celular;
- Soma da produção de uvas da Safra 2020 separadas por variedade e por vinícola;
- Talões de produtor de todos os vendedores.

Apresentação Talões Prefeitura
Os produtores rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua deverão apresentar os talões de produtor Modelo 15 na prefeitura para que seja efetuado o levantamento anual de comercialização correspondente ao ano de 2020.
O prazo em Flores da Cunha vai até o dia 27 de fevereiro. O atendimento será feito somente mediante agendamento de horário pelo telefone (54) 3279 3600 – ramal 239. 
Em Nova Pádua, os agricultores deverão seguir o calendário estabelecido pela prefeitura para cada comunidade. 
Devem ser apresentados todos os talões, inclusive os que estão em branco, ou sem nenhuma nota emitida.