Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Bolsa Juventude Rural

Estão abertas as vagas para o Programa Bolsa Juventude Rural 2022, que está disponibilizando 712 bolsas para jovens que estejam matriculados na rede pública de ensino

Estão abertas, desde a semana passada, as vagas para o Programa Bolsa Juventude Rural 2022, que está disponibilizando 712 bolsas para jovens que estejam matriculados na rede pública de ensino.
O programa, de responsabilidade da Secretaria da Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Rural (Seapdr), visa estimular a permanência do jovem no campo através da concessão de bolsas mensais por meio do Fundo Estadual de Apoio ao Desenvolvimento dos Pequenos Estabelecimentos Rurais (FEAPER). O valor mensal a ser recebido pelo jovem inscrito é de R$ 200, pagos durante o período de 10 meses, a partir de agosto de 2022.
Para concorrer as vagas, os candidatos devem estar matriculados no segundo ou terceiro ano do Ensino Médio, em escolas públicas estaduais ou em instituições educacionais sem fins lucrativos e de caráter comunitário, que desenvolvam ou ofereçam cursos de ensino médio ou de educação profissionalizante com conteúdo e método fundamentado na Pedagogia de Alternância.
O programa é muito importante, pois proporciona ao jovem melhores condições de estudar e o estimula a permanecer nas propriedades das famílias, o que é fundamental para garantir que a sucessão rural aconteça.
As inscrições vão até o dia 5 de julho no site: www.bolsajuventuderural.com/.

Preço do leite
No pagamento realizado em maio, que remunera a produção entregue em abril, o preço do leite pago ao produtor subiu novamente no comparativo mensal. A alta se manteve nos estados produtores, por conta do cenário de queda na captação e da seca que já afeta o vigor das pastagens. Considerando a média nacional ponderada dos 18 estados pesquisados, a alta foi de 3,5% na comparação mensal. Na comparação anual a referência está 13,5% maior este ano.

10º Encontro de Mulheres
Convidamos todas as mulheres para participarem do 10º Encontro das Mulheres Trabalhadoras Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua, que será realizado no próximo dia 22, no auditório do STR, a partir das 13h30min.
O objetivo do evento é promover a integração e a troca de informações entre as mulheres trabalhadoras rurais. 
Programação:
14h – Palestra de motivação e espiritualidade, com Frei Jaime Bettega.
16h – Coquetel de confraternização.
Sugere-se a doação de 1 Kg de alimento não perecível ou produto de higiene, que serão destinados ao Projeto Mão Amiga.

Pedido de mudas
Segue até o dia 1º de julho o prazo para realizar o pedido de mudas de frutíferas para pomar doméstico. Os pedidos deverão ser feitos junto ao escritório municipal da Emater. A entrega será no dia 7 de julho, das 9h às 11h, no Estádio Homero Soldatelli.