Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Bioenergia – uma nova oportunidade

O setor de bioenergia conta com 70 mil fornecedores...

O setor de bioenergia conta com 70 mil fornecedores independentes de cana, que abastecem mais de 430 usinas em todo o Brasil. A consagração da tecnologia flex nos últimos anos confirmou o papel estratégico do etanol na matriz energética nacional e culminou em operações emblemáticas de consolidação do setor de bioenergia, que trouxeram grandes empreendedores, gestão profissionalizada e novo ciclo de investimentos para a expansão da capacidade produtiva do biocombustível.
Essa transformação se estende por toda a cadeia produtiva: as novas usinas deixaram de ser necessariamente proprietárias de terras e passaram a plantar cana própria em terras arrendadas. Há grande oportunidade de transformar proprietários de terra em fornecedores de cana e outros produtos para essas usinas, acelerando o crescimento do setor de bioenergia e permitindo maior participação de parceiros regionais no negócio.
Em Estados considerados novas fronteiras de cultivo de produtos para a produção de bioenergia, como Goiás e Mato Grosso, a participação de fornecedores independentes é de 27% e 17%, respectivamente. Ao lado dos ambiciosos programas da expansão de plantio desses produtos nessas regiões pelas usinas, existe uma oportunidade de desenvolver novos fornecedores, gerando maior integração da cadeia produtiva e distribuição de riqueza.
Crédito
Neste ano o governo federal anunciou linhas de créditos de até R$ 1 milhão, para pagamento em cinco anos, por meio do Plano Safra 2011/2012. Essas condições, no entanto, são insuficientes para suprir as necessidades dos potenciais produtores da matéria-prima para essa energia. Uma solução é oferecer maiores linhas de crédito por produtor, com maiores prazos para pagamento, compatíveis com os contratos de fornecimento.
No momento em que o setor de bioenergia tem o desafio de expandir a oferta de etanol, cresce a oportunidade de desenvolver parceiros agrícolas independentes para fornecimento complementar à produção própria das usinas.
A bioenergia se constitui numa alternativa de diversificação e de renda para os agricultores familiares. O mundo está cada vez mais carente de energia, especialmente da bioenergia, que é mais limpa e, consequentemente, menos agressiva ao meio ambiente.
Visita à Embrapa e Fepagro
O Conselho Municipal da Agricultura, em parceria com a Emater, a Secretaria da Agricultura e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais, promovem no dia 24 deste mês uma visita às instalações da Embrapa de Bento Gonçalves e da Fepagro de Veranópolis.
O ônibus sairá da prefeitura de Flores da Cunha às 8h, com retorno previsto para as 18h.
Solicitamos aos membros do Conselho interessados em participar que se inscrevam até o dia 22 de novembro, na Secretaria da Agricultura.