Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Batalha pelos direitos

Devemos continuar alertas e atentos que a qualquer momento podemos convocar novamente a categoria para mais manifestações.

Batalha pelos direitos
Estamos travando uma verdadeira batalha contra a reforma da Previdência Social, que quer tirar os direitos dos trabalhadores rurais e urbanos. Nos últimos meses realizamos inúmeras manifestações somando mais de 100 mil agricultores que foram para as ruas nas diversas regiões do Estado. Na Câmara dos Deputados, a Comissão Especial que analisa a PEC 287 votou o parecer do relator e em breve a matéria irá a votação no plenário da Casa.
Nossas ações surtiram efeito e conseguimos importantes avanços para a categoria. O governo já cedeu na questão da manutenção da idade dos agricultores (60 anos), no acúmulo de aposentadoria e pensão (até 2 salários mínimos). Mas ainda precisamos vencer na idade das mulheres agricultoras, cujo projeto prevê 57 anos; e na garantia do atual modelo de contribuição sobre a produção comercializada no valor de 2,3%.
Para isso precisamos continuar a mobilização e intensificar nossa pressão junto aos deputados para que votem a favor da classe trabalhadora para mantermos os benefícios. Devemos continuar alertas e atentos que a qualquer momento podemos convocar novamente a categoria para mais manifestações. Unidos e organizados seremos vitoriosos.

Cadastro Vitícola
Inicia no dia 22 de maio o Cadastro Vitícola da Safra 2016-2017 com o seguinte calendário:
22/5 – Segunda-feira: São Caetano e Santa Bárbara.
23/5 – Terça-feira: capela São Paulo.
24/5 – Quarta-feira: Monte Bérico e Santa Líbera.
25/5 – Quinta-feira: capela Nª Sª de Fátima.
29/5 – Segunda-feira: capela do Carmo.
30 e 31/5 – Terça e Quarta-feira: capela São Vitor.
O STR solicita que os produtores apresentem os seguintes documentos: CPF do declarante, Cadastro Vitícola 2016 e relação da produção de uvas da Safra 2017 separadas por variedade.
      
Embalagens de agrotóxicos
O STR lembra a todos os agricultores que o recolhimento das embalagens de agrotóxicos será realizado entre os dias 29 a 31 de maio, conforme calendário enviado para todas as comunidades. A entidade salienta a importância de realizar a tarefa para dar o destino correto às embalagens.
    
Reuniões nas comunidades
Iniciou no dia 15 o roteiro de reuniões com a participação da diretoria e da assessoria jurídica do STR. Pela importância e conteúdo dos encontros, todos os membros das famílias estão convidados a participar. Confira as datas da próxima semana:
22 de maio, 19h30min – Salão da Linha 60, com as comunidades Capoeirão, linhas 80 e 100, São Gotardo e São Cristóvão.
24 de maio, 19h30min – Salão de São Vitor, com as comunidades Nossa Senhora de Fátima, Nossa Senhora do Carmo e São Roque.