Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Atualização do Cadastro Vitícola 2020

Todos os produtores de Uva, que por determinação do Ministério da Agricultura, todos os produtores estão obrigados a atualizar o Cadastro Vitícola da Safra 2020

O Sindicato dos Trabalhadores Agricultores Familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, comunica a todos os produtores de Uva, que por determinação do Ministério da Agricultura, todos os produtores estão obrigados a atualizar o Cadastro Vitícola da Safra 2020.

Em função dos cuidados em relação à pandemia do Covid-19, no sentido de evitar aglomeração de pessoas e obedecendo as recomendações dos órgão de saúde sobre as medidas de proteção, NESSE ANO O ATENDIMENTO SERÁ OFERECIDO SOMENTE MEDIANTE AGENDAMENTO DE HORÁRIO, obedecendo o calendário de cada comunidade.

Documentos necessários:

-    Comprovante do cadastro de 2019;

-    Relação da produção de uvas da Safra 2020 separadas por variedade e por vinícola;

-    Talões de produtor de todos os vendedores.

Calendário - Flores da Cunha

30/11 - Segunda-feira - Monte Bérico e Santa Libera

01/12 - Terça-feira - Capela N. Sra. Fátima

02/12 - Quarta-feira - Capela N. Sra. do Carmo

03, 04 e 07/12 - Quinta, Sexta e Segunda-feira - São Vítor

Calendário - Nova Pádua

30/11, 01 e 02/12 - Segunda, Terça e Quarta-Feira - Travessão Accioli

03 e 04/12 - Quinta e Sexta-Feira - Capela Santo Antônio

Estiagem

É de pleno conhecimento público as adversidades climáticas registradas no estado do Rio Grande do Sul. A estiagem está provocando enormes prejuízos na produção agrícola.

 Vários municípios decretaram estado de emergência que foram homologados pela Defesa Civil. Os institutos de meteorologia do mundo inteiro confirmaram a incidência do fenômenos “La Ninã” até o final do verão 2020/2021, que nesse momento já demonstra sua severidade agravando a situação e prejudicando a produção primária.

Preocupados com os efeitos de mais uma estiagem, os STRs junto com a Fetag e outras entidades ligadas ao setor agropecuário elaboraram um documento que foi entregue ao Governo Federal e Estadual elencando ações que foram propostas pelas entidades para amenizar os prejuízos.