Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Aposentadoria

Sem dúvida é uma grande vitória e um avanço importante para o fim do fator, que reduz em 40% a aposentadoria dos trabalhadores

Aposentadoria
Na primeira derrota do governo nas votações das medidas provisórias do ajuste fiscal, o plenário da Câmara dos Deputados aprovou, por 232 votos a 210, emenda a MP 664/2014, que dá alternativa ao trabalhador, quando se aposentar, de aplicar a chamada regra 85/95 em vez do fator previdenciário. Sem dúvida é uma grande vitória e um avanço importante para o fim do fator, que reduz em 40% a aposentadoria dos trabalhadores. A regra 85/95 permite que a mulher se aposente quando a soma de sua idade aos 30 anos de contribuição for de 85 e, no caso do homem, a soma da idade a 35 anos de contribuição somar 95. Com essa norma, a aposentadoria seria integral em relação ao salário de contribuição. Para os professores, haveria diminuição de 10 anos nesses totais. Agora, a emenda segue para apreciação do Senado e, após, para avaliação da presidente da República, Dilma Rousseff. O governo poderá vetar, mas nesse caso, que apresente uma proposta alternativa e não prejudique os trabalhadores.A mesma MP muda as regras de concessão da pensão por morte, limitando o seu recebimento pelo cônjuge ou companheiro segundo a expectativa de vida. Quanto mais jovem, por menos tempo receberá a pensão. Com muita pressão do movimento sindical, conseguiu-se manter o valor integral da pensão para os segurados do Regime Geral da Previdência Social. Na MP original, enviada pelo governo à Câmara, a pensão para um único dependente seria de 60% do salário de contribuição, por exemplo. A perda para os segurados seria imensa. Outras regras, como carência de contribuições ao INSS e tempo de união estável foram mantidas.

16ª Jornada Vitícola
A 16ª edição da Jornada Vitícola acontecerá no dia 15 de julho no Clube Ideal, em Ipê. Pela manhã será apresentado o resultado das pré-jornadas e dos encontros de jovens e mulheres realizados em mais de 10 locais com representantes de 30 municípios da Serra e os resultados do Programa de Modernização da Vitivinicultura. À tarde haverá palestras simultâneas em grupos diferentes abordando os temas de Produção Orgânica e Biodinâmica, Poda de Outono, Custo de Produção e Tecnologias de Produção com Novos Equipamentos (com exposição dos mesmos). O STR colocará ônibus à disposição dos interessados em participar do evento.