Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Apoio ao MDA

A agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do país e gera emprego para 5 milhões de famílias, mesmo ocupando apenas 25% do total da área produtiva do Brasil.

Apoio ao MDA
O STR de Flores da Cunha e Nova Pádua manifesta apoio à manutenção do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA) diante aos rumores de sua extinção ou perda de funções. O MDA foi criado com a missão de promover a política de desenvolvimento do Brasil rural, a democratização do acesso à terra, a gestão territorial da estrutura fundiária, a inclusão produtiva, a ampliação de renda da agricultura familiar e a paz no campo, contribuindo com a soberania alimentar, o desenvolvimento econômico, social e ambiental do país. Justamente nos últimos 15 anos é que a agricultura familiar conquistou maior reconhecimento e políticas públicas.
Cabe destacar que a agricultura familiar representa 84% de todas as propriedades rurais do país e gera emprego para 5 milhões de famílias, mesmo ocupando apenas 25% do total da área produtiva do Brasil. Ela é responsável pela maioria dos alimentos que chegam à mesa da população. Podemos citar como exemplo o leite (58%), a mandioca (83%), o feijão (70%) e a maioria da produção orgânica. É possível afirmar que 75% da alimentação que chega à mesa do brasileiro é da agricultura familiar. A Organização das Nações Unidas (ONU), em recente estudo, afirma que a agricultura familiar produz cerca de 80% dos alimentos consumidos, preserva 75% dos recursos agrícolas do planeta e tem fundamental importância para a erradicação da fome mundial e para o alcance da segurança alimentar sustentável.
Mesmo com todos esses benefícios para o país, que referenda a importância da agricultura familiar, historicamente essa categoria foi excluída de quase todas as políticas públicas, de forma que o STR não aceita retrocessos nas conquistas dos trabalhadores rurais, e não admite fechamento ou descaracterização deste importante Ministério. Por outro lado, concordo que o número de ministérios existentes no país é demasiado e alguns foram criados simplesmente para servirem de cabide de emprego e que algumas funções devem ser revistas.

Calendário do ITR
Em Flores da Cunha: 14/9 – São Francisco, Nova Brasília e Santa Justina; 15/9 – Travessão Carvalho; 16/9 – Otávio Rocha; 17/9 – São Tiago; e 18/9 – Santa Juliana.
Em Nova Pádua: 14/9 – Travessão Divisa; 15/9 – Travessão Barra; 16/9 – Travessão Mützel; 17/9 – Travessão Leonel; e 18/9 – Travessão Bonito.