Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Alho – tendências / mercado

Confira as tendências e o mercado do alho para 2022

Os alhos do Cerrado entraram no mercado a partir do final de junho e permanecerão até dezembro/janeiro, quando entra a safra do Sul e da Argentina. As maiores ofertas, até agora, foram nos meses de agosto a novembro e já escoaram em torno de 80% da produção.
Em dezembro, a Argentina deverá exportar para o Brasil ao redor de um milhão de caixas de dez quilos, como já é tradição. O alho da China deverá permanecer baixo, similar ao mês de novembro. O Sul deverá entrar no mercado com um pequeno volume, ao redor de 200 mil caixas. Dessa forma, o alho do Cerrado terá um espaço no mercado, superior a um milhão de caixas e não vemos necessidade de fazer leilão para baixo para colocar a mercadoria no mercado ou desespero para vender ou se desfazer da mercadoria.

Fato novo para 2022?
É improvável um fato novo, como um excesso nas importações de alho chinês, em dezembro e com liminares, o que poderia trazer o mercado um pouco para baixo. A falta de navios, de containers e o alto custo do frete permanecerá até o final de 2022, dificultando, encarecendo e inviabilizando a internalização.
Sabendo do mercado internacional, os argentinos, não devem vender alhos baratos, o que poderia dar uma esfriada no mercado nacional. Em novembro havia oferta de alho argentino, semente chinesa “frigoinduzida” a R$ 115 e R$ 125 por caixa para as classes 5 e 6 e que baliza o preço do nacional para cima desses valores.

Sugestão
Por isso, a sugestão é de ir preparando e vendendo dentro da normalidade, sem excesso de oferta e sem baixar os preços no último mês de 2021, quando praticamente quase toda safra do Cerrado será vendida, restando somente os alhos “congelados” que permanecerão no mercado até maio/junho de 2022.
E a pergunta que não quer calar: fez falta o alho chinês no mercado nacional, com a menor oferta em 2021? Essa baixa oferta do chinês continuará em 2022?
O alho do Cerrado supriu e suprirá o mercado com volume, preços e qualidade em 2022 como fez em 2021!
Não, o alho chinês não fez e não fará falta no mercado nacional.
Temos espaço para crescer, de maneira sustentável, em especial no Cerrado para abastecer o mercado com alhos nacionais de qualidade, gerando emprego, renda e impostos aqui no Brasil!

Férias Coletivas
Informamos que entre os dias 20/12/2021 à 2/01/2022 o Sindicato estará de férias coletivas. Os que necessitarem de algum atendimento favor providenciar antes desse período. Retornaremos às atividades normais no dia 3/01/2022.