Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Agronegócio no Plano Real

A agricultura familiar formada por homens e mulheres que despertam cedo, que não têm domingo, não têm feriado e trabalham o ano todo para alimentar a população.

Imposto Territorial Rural 2016
O STR informa que a declaração do Imposto sobre a Propriedade Territorial Rural (ITR) deve ser apresentada por toda pessoa física ou jurídica que seja proprietária, titular ou possuidora a qualquer título, inclusive a usufrutuária, de imóvel rural. Os donos deverão se apresentar com os seguintes documentos: CPF, CCIR (Incra 2014), escritura (em caso de compra ou venda de imóveis rurais), ITR 2015, Cadastro Ambiental Rural (Car, caso já tenha sido feito) e declaração de Imposto de Renda 2016.
 
Calendário ITR em Flores 
29/8 (segunda-feira): São Paulo, São Caetano e Santa Bárbara.
30/8 (terça-feira): Monte Bérico e Santa Líbera.
31/8 (quarta-feira): Nª Sª de Fátima e Nª Sª do Carmo.
1º/9 (quinta-feira): São Vitor.
2/9 (sexta-feira): Sete de Setembro.

Calendário ITR em Nova Pádua
1º/9 (quinta-feira): São João Bosco.
2/9 (sexta-feira): Cerro Grande.

Agronegócio no Plano Real
O Plano Real completou 22 anos de existência no Brasil e foi o que nos deu a estabilidade econômica. Tomando por base um estudo feito com diversos índices, posso afirmar com absoluta certeza que o que sustentou o Plano Real e o Brasil foi o setor agropecuário. Em especial, a agricultura familiar formada por homens e mulheres que despertam cedo, que não têm domingo, não têm feriado e trabalham o ano todo para alimentar a população.
Esses agricultores necessitam de apoio e cuidados para que possam continuar no meio rural e para que tenham sucessores e que continuem desenvolvendo ainda mais este país. Tudo isso para que o povo brasileiro tenha na mesa o pão nosso todos os dias por eles produzido.