Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Agroindústrias familiares

A deficiência dos serviços é o principal motivo da modificação do modelo.

Calendário ITR 2017
Em Flores da Cunha:
28/8, segunda-feira – São Roque e Nova Roma.
29/8, terça-feira – Alfredo Chaves, Linha 40 e Medianeira.
30/8, quarta-feira – São João Bosco e Linha 100.
31/8, quinta-feira – Travessão Martins.
1º/9, sexta-feira – São João e São Valentin.
Em Nova Pádua:
28/8, segunda-feira – Capela São João Bosco.
29/8, terça-feira – Travessão Cerro Grande.
30 e 31/8, quarta e quinta-feira – Travessão Cerro Largo.
1º/9, sexta-feira – Capela Santo Isidoro.

Agroindústrias familiares
Atendendo à solicitação dos sindicatos e da Fetag-RS, o governo do Estado alterou o texto do projeto de lei 125/2017, garantindo a manutenção da inspeção pública em agroindústrias familiares que assim o desejarem após a implantação do novo sistema que separa a inspeção da fiscalização de produtos de origem animal no RS. A emenda foi aprovada na Assembleia Legislativa no dia 15 de agosto.
Pelo texto original, os pequenos empreendimentos teriam aumento de custo na terceirização. E as agroindústrias que quiserem optar por manter a inspeção como era antes, terão direito. A deficiência dos serviços é o principal motivo da modificação do modelo. Na prática, o fiscal agropecuário concursado não fará mais a inspeção, mas somente a fiscalização. A mudança não afetará a qualidade dos produtos e sim modernizará e fortalecerá a inspeção e fiscalização, aumentando a eficiência.

Assembleia-geral
Lembro mais uma vez que na próxima segunda-feira, dia 28 de agosto, o STR realiza a assembleia-geral extraordinária a partir das 13h30min, no salão paroquial de Flores da Cunha. O edital de convocação com a ordem do dia foi publicado, de acordo com a exigência do Ministério do Trabalho e Emprego. Solicito a presença de todos os trabalhadores rurais e os agricultores familiares de Flores da Cunha e Nova Pádua, para juntos debatermos, decidirmos e aprovarmos as mudanças necessárias no Estatuto para o bom desempenho da entidade.