Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Agricultura moderna

A globalização, a rápida troca de informações tecnológicas e de mercado, a necessidade de alimentos para uma população mundial cada vez maior e a real necessidade de ações relacionadas à proteção do meio ambiente, impulsionam um sistema agrícola mais eficiente, mais ágil, mais competitivo e, portanto, muito mais exigente.

A globalização, a rápida troca de informações tecnológicas e de mercado, a necessidade de alimentos para uma população mundial cada vez maior e a real necessidade de ações relacionadas à proteção do meio ambiente, impulsionam um sistema agrícola mais eficiente, mais ágil, mais competitivo e, portanto, muito mais exigente. Para acompanhar esta evolução (Revolução Agrícola), agricultores dispõem de modernos insumos e recursos tecnológicos, com vistas a alcançar produtividade compatível com a necessidade e padrões de qualidade cada vez mais elevados. Para que este processo de produção seja eficaz e sustentável, faze-se necessário o uso de insumos mais naturais, que não agridam o homem nem o meio ambiente. Quando falamos em não agressão ao homem, nos referimos principalmente ao consumo de alimentos sem resíduos químicos, mais saudáveis; falamos da responsabilidade que devemos ter com a vida do ser humano, tanto daqueles que consomem, quanto daqueles que trabalham no sistema produtivo. Quando falamos em preservar o meio ambiente, estamos falando de manutenção do equilíbrio entre bases fundamentais para a vida: água, terra e ar. Portanto, agricultores modernos, bem informados, com visão empresarial e que respeitam o meio ambiente, vislumbram atingir benefícios com a agricultura de uma forma racional e econômica. Eles estão atentos ao uso de insumos igualmente modernos, naturais, capazes de auxiliar nos processos metabólicos, proporcionar equilíbrio nutricional e induzir a ação dos mecanismos de defesa das plantas contra pragas e doenças, resultando em plantas sadias, bem produtivas, com reduzido número de aplicações de agrotóxicos. Essa é a visão estratégica e moderna que os produtores rurais devem ter diante do universo de consumidores cada vez mais exigentes por produtos sadios, naturais e orgânicos. Conjuntura sindical Apresentar os resultados da pesquisa aplicada pela Fetag/RS em todos os STRs do estado e encaminhar soluções, mudanças e até mesmo novas formas de organização que fortaleçam os STRs foi o objetivo do encontro realizado no dia de ontem, quinta-feira, em Veranópolis. O encontro, que contou com a presença de 23 STRs da Regional Serra, da qual o nosso Sindicato faz parte, debateu sobre a conjuntura sindical em que estão inseridos os STRs e dele foram tiradas propostas que visam a melhor organização dos Sindicatos.