Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Agricultura forte

Ninguém de nós duvida da força e do potencial da agricultura e pecuária brasileira para o mundo inteiro.

Ninguém de nós duvida da força e do potencial da agricultura e pecuária brasileira para o mundo inteiro. Também não é novidade dizer que o produtor rural brasileiro produz mais de 15% de todos os alimentos do mundo. E que a agricultura familiar, composta por pequenos agricultores, é responsável por 70% da produção de alimentos que chegam à mesa do povo brasileiro.
Isso tudo ainda não é plenamente reconhecido em nosso território, seja pelos governos ou seja pela sociedade em geral.
Por isso temos muito a caminhar, principalmente na defesa do setor e na busca de políticas públicas que garantam renda aos produtores e sustentabilidade à produção primária. Precisamos de reformas na legislação para dar segurança aos produtores no que se refere às negociações internacionais.
Não nos falta vontade para lutar na defesa dessa importante categoria e para representar esse setor de maneira eficiente, é necessário participar ativamente de todos os projetos e iniciativas que tratam do agronegócio.
Dessa forma, todos os que estão diretamente ligados à produção primária, devem trabalhar unidos para mais facilmente obter as conquistas no sentido de modernizar a agropecuária através da pesquisa, dos incentivos e de uma legislação mais justa.

Acordo para exportar lácteos
O Brasil e a Argentina estão trabalhando na elaboração de um acordo para viabilizar a exportação de produtos derivados do leite para fora do Mercosul. É um resumo, um termo de cooperação entre os dois países para criar uma plataforma para juntos ter mais eficiência nas negociações com os demais países.
Juntos, Brasil e Argentina produzem em média 38 bilhões de litros de leite por ano. O acordo representará um incentivo para os produtores e indústrias do Estado, que é o segundo maior produtor de leite do país.

Calendário do ITR
É importante salientar e alertar que quem não fizer a declaração do ITR até o dia 30 de setembro terá que pagar multa para a Receita Federal. Portanto, solicitamos que todos os proprietários de imóveis rurais procurem fazer a declaração dentro do prazo.

Cadastro vitícola
Os produtores de uva que porventura não atualizaram o cadastro vitícola 2010, poderão fazê-lo no mês de outubro. Os mesmos deverão comparecer na sede do STR munidos de todos os talões de produtor, onde constam as vendas de uva da última safra.

Novo convênio
Para facilitar o atendimento e oferecer mais informações aos associados na área dos benefícios da Previdência Social, o STR celebrou convênio com o escritório de advocacia Silva Vezzosi. O local de atendimento é na Rua Frei Eugênio, 347, no centro de Flores da Cunha. Todos os associados que necessitarem de atendimento terão desconto especial, mediante apresentação da carteira de sócio.