Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Agendas em Brasília

Na quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, junto com a Fetag-RS e a Comissão Interestadual da Uva, estivemos em Brasília para uma série de reuniões

Na quarta e quinta-feira, dias 20 e 21, junto com a Fetag-RS e a Comissão Interestadual da Uva, estivemos em Brasília para uma série de reuniões que tratou sobre o preço mínimo da uva, seguro agrícola, cadastro vitícola, Pronaf, entre outros.
As agendas tiveram início na sede da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), com o diretor de Política Agrícola e Informações, Sérgio de Zen, e com o superintendente de Inteligência e Gestão de Oferta, Allan Silveira dos Santos. Após, foi realizada reunião no Ministério da Economia, com a secretária de Política Econômica, Mônica Avelar, e no Ministério da Agricultura, conversamos com o coordenador geral de Vinhos e Bebidas do MAPA , Carlos Muller, sobre o Cadastro Vitícola. Também no MAPA, fomos recebidos pelo secretário da Agricultura Familiar, Cesar Halum.
Em Brasília, ainda tivemos contato com vários deputados ligados ao setor agrícola para solicitar apoio aos nossos pleitos.
A Fetag-RS e os Sindicatos dos Trabalhadores Rurais solicitaram que o preço mínimo da uva seja reajustado, pois o custo de produção subiu muito nos últimos meses. De acordo com o levantamento da Comissão Interestadual da Uva, o custo de produção ficou em R$ 1,70 para a próxima safra.
Conab, Ministério da Agricultura e Ministério da Economia são os responsáveis pela elaboração dos custos de produção e emissão do parecer que é encaminhado ao Conselho Monetário Nacional, que irá definir o valor na reunião do mês de novembro.
Esperamos que o preço mínimo definido pelo Conselho Monetário Nacional seja superior ao custo de produção e que não aconteça como no ano passado, onde ficou muito abaixo da reivindicação dos sindicatos.

33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho
Com o tema “Desafios, Mercado e Inovação”, ocorre no próximo dia 5 de novembro o 33º Encontro Nacional dos Produtores de Alho, no salão paroquial de São Marcos. O encontro, que será realizado de forma mista, ou seja, presencial e online, terá início às 13h30min. Inscrições no Facebook: /encontronacionaldosprodutoresdealho.