Agenda Estratégica e pleitos do Setor Vitivinícola
Com o objetivo de agilizar as mudanças que o setor vitivinícola necessita e para torná-lo cada vez mais eficiente e competitivo...
Com o objetivo de agilizar as mudanças que o setor vitivinícola necessita e para torná-lo cada vez mais eficiente e competitivo, as entidades do setor, em parceria com diversos órgãos do Governo Federal, estão elaborando a agenda estratégica.A agenda é um processo organizado e formatado, diferente e inovador que propõe as ações e mudanças necessárias para o setor vitivinícola.
Vários itens, diretrizes e ações compõem a agenda, dentre os quais podemos destacar:
1- Estatísticas:
Implantação do cadastro vitivinícola em todo o país. Fazer levantamento de custo de produção da uva e do vinho. Criar banco de dados comum com acesso e informação objetiva disponível à todas entidades. Elaborar levantamento de estoques.
2- Pesquisa:
Criar um programa nacional de pesquisa, desenvolvimento e inovação da viticultura, vinhos e derivados com objetivo de atender as demandas de pesquisa dos diversos elos da cadeia, tais como novas variedades de uvas e novas alternativas de produção.
3- Assistência técnica:
Criar um plano nacional de capacitação e extensão da vitivinicultura nacional com vistas a capacitar os produtores na gestão técnica administrativa e financeira da propriedade.
4- Defesa agrícola:
Criar efetivas ações de combate a fraudes, equipar os laboratórios credenciados pelo MAPA – Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento e fortalecer a estrutura de fiscalização.
5- Promoção dos vinhos:
Promover o vinho, suco e espumantes nacionais através de um programa de marketing e promoção interna com vistas a aumentar o consumo.
6- Boas práticas agrícolas:
Desenvolver ações que levam á certificação dos produtos com foco na rastreabilidade, na produção integrada e na produção orgânica.
7- Crédito e seguro agrícola:
Criar novas linhas de crédito e ampliar o seguro agrícola para cobertura de outros riscos com subvenção do governo federal.
8- Legislação e carga tributária:
Adequar políticas tributárias à legislação e às necessidades do setor.
9- Comercialização:
Construir sistemas que garantem ao produtor uma remuneração justa através do preço mínimo que contemple o custo de produção.
10- Modernização:
Modernizar e/ou reconverter áreas de parreirais que não apresentem condições de competitividade.
11- Negociações internacionais:
Estabelecer políticas compensatórias e barreiras tarifárias nos mercados importadores.
Essas ações da agenda deverão ser trabalhadas nos próximos anos por todas as entidades de forma organizada e sintonizada por todos os representantes com o objetivo de agilizar as soluções e obter de forma mais eficiente as soluções dos problemas.