Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Acordo Brasil x União Europeia

A assinatura do acordo Brasil x União Europeia nos traz grande preocupação em relação ao futuro da vitivinicultura nacional

A assinatura do acordo Brasil x União Europeia nos traz grande preocupação em relação ao futuro da vitivinicultura nacional. Entendemos que, ao assinar um acordo, deve-se observar as peculiaridades de cada setor. A vitivinicultura brasileira sofre com os altos tributos sobre o vinho e a falta de subsídios para os produtores de uva. Já o vinho europeu é competitivo e, pelo acordo, chegará ainda mais barato para o consumidor.
É desde 2003 que debatemos com o governo os termos da negociação entre Mercosul e União Europeia e que reivindicamos a manutenção de barreiras para a entrada do vinho europeu, como quotas, preço mínimo e maior prazo para redução das tarifas que o  acordo o estabelece em 15 anos.
A isenção total das tarifas de importação dobrará o volume de vinho importado, como aconteceu com o acordo bilateral com o Chile. Isso trará prejuízo a todo setor vitivinícola. Para compensar esse prejuízo, são necessárias medidas internas, a exemplo de como o governo europeu trata os produtores, destinando anualmente mais de 1 bilhão de euros em apoio ao setor. A Europa produz 60% do vinho de todo o mundo e detém 60% do mercado de exportação. Isso nos faz refletir seriamente sobre qual será o futuro dos produtores de uva e vinho do país.

9º Encontro de Trabalhadoras Rurais
Ocorre na próxima quinta-feira, dia 11, no auditório do STR, o 9º Encontro das Trabalhadoras Rurais, com a seguinte programação:
13h30min – Abertura
14h – Palestra ‘Valorização, autoestima e motivação’, com Vera Miranda
15h30min – Brechó da Liga
16h – Coquetel de Confraternização
Trabalhadora rural, venha participar de mais este evento de valorização da mulher e traga um quilo de alimento não perecível. As doações serão oferecidas à Liga de Combate ao Câncer.

Campanhas
Lembro aos associados que as campanhas do STR e da Regional continuam em 2019. Para concorrer, basta pagar a mensalidade de 2019 até o final do mês de novembro.
– A campanha do STR ‘Pagar mensalidades dá prêmios’ terá sorteio de 10 prêmios, no dia 7 de dezembro, durante a 25ª Festa do Aposentado. 
– A campanha dos Sindicatos da Regional Serra terá sorteio no dia 3 de dezembro, e distribuirá 49 prêmios em dinheiro.

Fundo para modernizar setor de vinhos e espumantes
A ministra da Agricultura, Tereza Cristina, anunciou na quarta-feira, dia 3, a criação de um fundo para ajudar a indústria de vinhos e espumantes a se modernizar e se tornar mais competitiva diante dos produtos do mercado europeu que começarão a chegar ao Brasil com benefícios fiscais. Segundo o acordo Mercosul-União Europeia, anunciado no último dia 28, o imposto de importação sobre a bebida, que hoje é de 27%, vai ser reduzida gradativamente até zerar, dentro de oito anos, a partir de quando o pacto começar a valer. Ainda não existe uma data definida para o acordo vigorar: falta o texto final e a aprovação nos congressos dos países envolvidos.
Segundo os termos prévios, espumantes com preço acima de US$ 8 (cerca de R$ 30) terão a tarifa de importação zerada já no primeiro ano de vigor do acordo. Para os que custam menos, o prazo sobe para 12 anos.
Para a ministra, o acordo entre Mercosul-UE vai ampliar o mercado para os produtores nacionais de vinhos e espumantes.