Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

Ações em defesa da cultura do alho

As ações são muito importantes para causar impacto junto ao governo federal sobre a necessidade de manter os instrumentos de proteção e defesa dos produtores de alho do país.

A Associação Nacional e a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho programaram uma série de ações na defesa da produção nacional do alho. No dia 24 de abril será feita uma mobilização dos produtores em frente ao TRF-1 para chamar atenção dos juízes sobre a concessão de liminares que prejudicam os produtores nacionais. Já no dia 25, uma audiência pública será realizada na Comissão da Agricultura da Câmara dos Deputados para solicitar apoio aos parlamentares daquela Comissão para a manutenção da taxa antidumping no valor de U$ 7,8 a caixa incidente sobre o alho importado da China.
O dia 16 de maio haverá uma audiência pública junto à Secretaria do Comércio Exterior, no Ministério da Indústria, Comércio e Relações Exteriores, para sensibilizar os técnicos daquele Ministério da necessidade da renovação do direito antidumping que vence no mês de outubro deste ano.
Essas ações são muito importantes para causar impacto junto ao governo federal sobre a necessidade de manter os instrumentos de proteção e defesa dos produtores de alho do país.

Ações em defesa dos produtores de uva

Na semana passada o STR entregou ao Ministério da Agricultura um documento solicitando empenho no atendimento das seguintes demandas dos produtores de uva:
– Diminuição dos juros do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf);
– Aumento da subvenção do Seguro Rural para 60%;
– Implantação do Cadastro Vitícola e Vinícola em todos os Estados produtores de uva e vinho do país;
– Maior rigor e eficiência na fiscalização dos produtos derivados da uva para coibir a adulteração e a fraude, principalmente em relação ao uso da água, do suco concentrado que é usada ilegalmente;
– Também foi mostrada a necessidade de melhorar o preço da uva que está muito abaixo do custo de produção calculado pelos sindicatos;
– E que as pesquisas melhorem as variedades de uvas existentes para que tenham mais sanidade, resistência às doenças e pragas, melhor qualidade e produtividade.
Essas foram algumas das históricas reivindicações entregues mais uma vez ao governo federal pelo STR. Isso tudo para defender, valorizar e garantir a permanência dessa importante atividade da agricultura familiar.