Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

A resiliência da agricultura

Em meio às dificuldades enfrentadas pela pandemia da Covid-19, a agricultura não parou e vem desempenhando seu papel indispensável na produção de alimentos, com resultados positivos

Em meio às dificuldades enfrentadas pelas pessoas de todo o continente, causadas pela pandemia da Covid-19, a agricultura não parou e vem desempenhando seu papel indispensável na produção de alimentos, com resultados positivos. As exportações de produtos agrícolas também tiveram excelente desempenho.
A força e a resiliência da produção agrícola deverão servir para amenizar os impactos da crise no país, gerada pela pandemia. Outro dado importante do setor é o saldo positivo na criação de milhares de postos de trabalho formais e a expectativa de fechar o ano com crescimento de seu PIB em 8%.
O mundo precisa cada vez mais de alimentos e o Brasil é considerado como sendo o celeiro para fornecê-los em quantidade e qualidade. Temos terra, água e um povo trabalhador que não mede esforços para produzir.
Que não só a agricultura, mas também os demais setores da economia consigam, o mais breve possível, retomar o caminho do crescimento e do desenvolvimento. E que a falta de matéria-prima em vários setores também seja suprida o quanto antes.
Temos o compromisso de trabalhar para a retomada do crescimento da economia como um todo e para que tudo dê certo. Dessa forma, teremos um país bem estruturado e preparado para trilhar novamente o caminho rumo ao progresso e ao bem estar de todos. Esse é o desejo de todos.

Juventude rural
A juventude rural desempenha papel de relevante importância para o crescimento e desenvolvimento do país. Para que os jovens possam permanecer no meio rural, produzindo alimentos, é preciso que sua profissão seja reconhecida e valorizada.
A educação no meio rural deve contemplar conteúdos de acordo com a realidade, seguindo o modelo da pedagogia da alternância. As demandas para educação exigem escolas bem equipadas, com currículos de incentivo à agricultura.
O acesso à internet nas comunidades do interior precisa ser de boa qualidade, pois o mundo está conectado e os jovens tem direito ao acesso às informações e ao conhecimento que são fundamentais nos dias de hoje. Os jovens precisam visualizar perspectivas para um futuro melhor, com retorno financeiro e com garantia e segurança para seu negócio.
Os jovens necessitam ainda de políticas públicas que garantam acesso à terra, ao crédito, ao seguro agrícola, à assistência técnica, à pesquisa e à renda, através de preços justos para seus produtos.
A tudo isso, soma-se as demandas e lutas históricas da agricultura familiar por saúde pública de qualidade, crédito para habitação rural, segurança no meio rural, entre outras demandas para que os jovens possam permanecer no meio rural com condições básicas para uma digna qualidade de vida.
Essa é a busca incessante do STR junto ao Governo, para valorizar o trabalho das famílias e dos jovens do meio rural.