Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

A concentração de terras no Brasil

O Brasil é um dos países de maior concentração de propriedade de terra

O Brasil é um dos países de maior concentração de propriedade de terra. Dados do Incra revelam que o país tem 66 mil fazendas classificadas como grandes propriedades improdutivas que, juntas, somam 175 milhões de hectares. Pela Constituição e pela Lei Agrária, essas propriedades deveriam ser desapropriadas e distribuídas.
No Brasil, 4 milhões de famílias de trabalhadores rurais não possuem terra para trabalhar. Por outro lado, as grandes propriedades controlam 40% de toda a terra. Estima-se que os capitais estrangeiros já possuem mais de 30 milhões de hectares cultivados com a cana-de-açúcar, soja e gado.
Modelo de agricultura
Para que haja justiça social e distribuição de renda no meio rural, além da desapropriação das terras improdutivas é preciso reorganizar a produção agrícola, com um novo modelo.
É necessário implantar uma política agrícola que priorize a produção de alimentos sadios e com menos carga de agrotóxicos. Incentivar as pequenas agroindústrias de forma cooperativada, tendo como foco o mercado interno. Introduzir novas tecnologias na produção agrícola e agroecológica. Esse será o futuro da agricultura em todo o mundo.
O agronegócio tem que ser viável do ponto de vista da saúde pública e do respeito às pessoas e ao meio ambiente.
Selo da agricultura familiar
O STR alerta sobre a obrigatoriedade do uso do Selo da Agricultura Familiar nos produtos processados pelas agroindústrias familiares rurais. Salientamos que a partir da Feira Nacional da Agricultura e Reforma Agrária (Fenafra), que ocorrerá em novembro, em Brasília, será exigido o selo por parte do Ministério do Desenvolvimento Agrário.
Todas as agroindústrias familiares que tenham interesse em comercializar seus produtos em futuras feiras deverão providenciar a aquisição do selo. As orientações podem ser obtidas junto ao STR.
Expointer 2011
O STR informa que os associados interessados em participar da excursão para a Expointer 2011 podem se inscrever na entidade. O ônibus sairá às 6h do dia 31 de agosto, em frente ao Sicredi, e o retorno está previsto para as 18h.
A entrada nos pavilhões da Expointer é gratuita e a passagem fica por conta de cada participante. Inscrições e informações pelo telefone 3292.7500 – é preciso informar o nome e o número da identidade até o dia 29 de agosto, com Mari ou Aline.