Olir Schiavenin

Olir Schiavenin

Informativo Rural

Olir Schiavenin atua pelo Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Flores da Cunha e Nova Pádua há mais de vinte anos. É membro da Coordenação da Comissão Interestadual da Uva, preside a Associação Gaúcha dos Produtores de Alho (AGAPA) e é vice-presidente Associação Nacional dos Produtores de Alho (ANAPA). Além disso, coordena a Comissão Agropecuária do Corede-Serra e Centro da Agricultura Familiar de Veranópolis.

O sindicalista também está inserido nos meios acadêmicos. É bacharelando em Filosofia e Ciências Econômicas pela Universidade de Caxias do Sul. Schiavenin escreve para O Florense desde a sua fundação – em 1986. Sua coluna é um espaço informativo e de fundamental importância para a categoria. 

Contatos

25º Encontro Nacional do Alho

As associações Nacional e Gaúcha dos Produtores de Alho e entidades do setor primário da região e de São Marcos promovem o 25º Encontro Nacional dos Produtores de Alho.

As associações Nacional e Gaúcha dos Produtores de Alho e entidades do setor primário da região e de São Marcos promovem o 25º Encontro Nacional dos Produtores de Alho. O evento será realizado no dia 9 de novembro, a partir das 13h30min, no salão da comunidade da Linha Edite, em São Marcos.
O encontro tem como objetivo oferecer informações sobre técnicas de plantio, comercialização, perspectivas de safra e fazer uma prestação de contas dos trabalhos desenvolvidos em 2012 pelas entidades representativas dos produtores de alho em nível estadual e federal.
Para facilitar o deslocamento e a participação dos produtores de Flores da Cunha e Nova Pádua, o STR colocará ônibus gratuito à disposição dos interessados. O veículo sairá às 12h30min da prefeitura florense. O retorno está previsto para logo após o jantar que será servido no mesmo local do evento, ao custo de R$ 8. Inscrições no STR até o dia 6 de novembro pelo fone 3292.7500, com Mari ou Aline.
Geada causa prejuízos em Santa Catarina
A geada ocorrida no final do mês de setembro causou grandes prejuízos aos produtores de uva de Santa Catarina. De acordo com informações do coordenador da Defesa Civil do município de Tangará, somente naquela cidade a geada atingiu mais de 400 hectares, causando uma redução de mais de 5 milhões de quilos. Prejuízo estimado em cerca de R$ 3,2 milhões.
Outros municípios como Videira, Pinheiro Preto, Rio das Antas, São Joaquim e Campos Novos, que se caracterizam pela produção de uvas, também foram atingidos e tiveram significativa redução na safra deste ano.
Vinícolas esperam vender mais
As vinícolas brasileiras entram com otimismo no quarto trimestre de 2012, período que concentra, em média, metade do consumo anual de espumantes e quase 1/3 das vendas de vinhos finos no país. Com a economia em crescimento, embora em ritmo lento e os consumidores dispostos a ir às compras, as empresas estimam altas nas entregas desses últimos três meses em comparação ao ano passado. O otimismo é maior no segmento de espumantes associado às festas de fim de ano. Em relação aos vinhos finos, a estimativa é de crescimento menor que os espumantes. Se nos espumantes e vinhos finos a tendência é de crescimento, no segmento dos vinhos de mesa a granel as vendas em 2012 diminuíram em relação ao ano passado. Nos vinhos engarrafados houve um leve crescimento. A esperança do setor é de que o Programa de Escoamento da Produção (PEP) do governo federal venha a solucionar, em parte, os problemas do setor e ajudar a diminuir os elevados estoques.