Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Tendência de moda x pandemia

Quais as tendências que surgiram durante a quarentena e que continuarão aparecendo no nosso dia a dia no próximo ano?

A moda é um dispositivo social e uma forma singular de mudança. O modo como usamos e harmonizamos as roupas e acessórios permite uma comunicação pessoal e uma demonstração da nossa própria identidade. Não é novidade que a moda e o comportamento mudaram durante essa pandemia. A compra por impulso, a procura por marcas internacionais, a ostentação desmedida e a excessiva busca pelo prazer como modo de vida serão fortemente revistos. Também nesse período, nós nos adaptamos a uma nova rotina pessoal e profissional, passamos mais tempo em casa e procuramos maneiras de nos sentirmos aconchegados em meio a todo o caos. Nos deparamos então, com uma das mais fortes mudanças percebidas, o desejo de se sentir protegido e acolhido, nos fez optar por roupas mais confortáveis. Surge então, uma macrotendência chamada de Cooconing, ainda pouco falada aqui no brasil, mas que já é uma tendência mundialmente discutida por grandes agências de pesquisa. Cooconing significa encasulamento e retrata o efeito das pessoas ficarem recolhidas em casa, reduzindo atividades externas. O termo também pode ser explicado psicologicamente pelo desejo de se sentir amparado, protegido e seguro. Outra forte mudança que o mercado sentiu foi a  procura por produtos feitos de matérias primas naturais e biodegradáveis. Isso já era uma forte tendência, mas com pandemia ela se tornou ainda mais forte e necessária.

Vamos agora, conhecer algumas tendências que surgiram durante a pandemia e que vão continuar fazendo parte do nosso vestir.

Tie Dye: Embora ele já estivesse na lista de tendência antes da pandemia, foi com ela que essa tendência ganhou força. Essa técnica de tingimento milenar ganhou o coração de todos durante a pandemia e trouxe alegria e muita criatividade para os nossos dias.

Maxi Cardigan: A terceira peça que é uma super curinga e arremata o look, ainda carrega a ideia de liberdade, movimento e proteção. A dica é abusar de tons vibrantes.

Peças confortáveis e fofinhas: Essas peças viraram os nossos xodós durante os dias de quarentena e passaram a fazer parte do nosso dia a dia, trazendo conforto e aconchego para nossa rotina. Itens como moletinhos (moletons mais finos) e calçados que parecem pantufas, mas que foram feitos para transitar tanto em casa quanto na rua.

Slinky Dresses: vestidos acetinados ou com brilho, que ao mesmo tempo são festivos, são também confortáveis e podem ser usados com tênis e sobreposições.

PatchWork: Essa técnica usa recortes de tecidos diferentes e une eles de forma harmônica que traduzem a ideia de sustentabilidade, ousadia e alegria.

Floral Oversized: a estamparia traz flores em dimensões maiores para reforçar o apelo pela esperança e a busca por tempos felizes. A ideia aqui é mostrar todo seu colorido e sua alegria.

Maquiagem: Maquiagens ultra coloridas e cheias de atitude ganham espaço. Pele natural bem iluminada e olhos gatinho com delineador colorido são os preferidos da mulherada.

    

Essa é a cartela de cores do verão 2021 pensada para suceder o ano da quarentena. A inspiração foi a “beleza da natureza”, com paletas que se “apoiam na flexibilidade e na reinvenção”, num contraponto aos tons entediantes que costumam compor as roupas usadas em casa em home office. As cores para a temporada combinam um nível de conforto e casualidade com faíscas de energia que nos encorajam e elevam nosso bom humor.