Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Talvez você não saiba…

Os seis sintomas e sinais que você nem imaginaria que são de ansiedade

Ué, essa não era uma coluna de moda? Sim, ela é de moda, mas também de assuntos que eu acredito serem relevantes falar. 
A gente vem vivendo dias de tanta ansiedade ultimamente que eu precisava falar disso. Eu precisava falar de mim para vocês pensarem em vocês. Afinal, é bacana estar bem vestido, na moda, mas para que tudo isso flua de uma maneira legal, precisamos estar bem com nós mesmos, não é? Por isso, hoje a coluna está diferente. 
Eu tenho vivido dias de muita ansiedade, desde o início da pandemia, por vários motivos, mas a incerteza e as frustrações são os maiores responsáveis pela minha ansiedade. Eu acordo ansiosa e vou dormir mais ansiosa ainda. E sim, o celular e as redes sociais me deixam mais ansiosa ainda. Tem dias, inclusive, que eu evito abrir as redes sociais e isso me faz um bem danado. 
Agora, vocês sabiam que a ansiedade é considerada pelos estudiosos do comportamento o mal da nossa geração. Estamos todos ansiosos, e isso não é surpresa para ninguém. Segundo a OMS, o Brasil tem a maior taxa desse transtorno do mundo, mais de 23% da população brasileira possui algum tipo de transtorno ligado à ansiedade. Essa condição pode se manifestar de diversas formas e  os sintomas são quase infinitos. 
Apesar de todo mundo estar ansioso ultimamente, existe uma grande diferença entre estar ansioso e ter o transtorno de ansiedade. Enquanto o primeiro é um sentimento passageiro, o segundo é considerado uma doença psicológica e precisa de acompanhamento médico. Por isso, hoje eu resolvi falar sobre isso, e ajudar vocês a identificarem alguns dos sintomas que a gente acaba desconhecendo, mas que são ligados à ansiedade.

TREMEDEIRA

Quando estamos ansiosos, o nosso corpo se prepara para lutar e lidar com a situação desafiadora e para enfrentar o possível perigo, nossos membros se preparam para agir, resultando em um tremor constante, tanto nas pernas como nos braços. Esse sintoma é chamado de tremores psicogênicos por estarem relacionados à problemas psíquicos. 

FALA ACELERADA

Um dos sintomas mais inesperados que se pode ter e que a gente não relaciona a ansiedade é a fala acelerada, ainda mais para quem já fala muuuito rápido. De fato ela não é a manifestação mais comum da condição e a explicação para isso é simples. Isso acontece porque a nossa mente mega ansiosa pensa em uma velocidade, que é muito mais rápida do que conseguimos formular frases, logo, a fala fica naturalmente mais acelerada e enrolada. Por isso,  se nos últimos tempos você percebeu uma aceleração da sua fala e até uma dificuldade em formular frases mais longas, fique de olho. 

TONTURA E FRAQUEZA

Esses são sintomas um pouco mais constantes da síndrome e  apesar da ansiedade não causar fraqueza muscular em si, ela promove uma constante sensação de cansaço e enfraquecimento dos membros - o que pode ser intensificado durante uma crise. Esse é um dos principais sinais e sintomas que fazem as pessoas confundirem uma crise de ansiedade com outro tipo de mal-estar. 

 

 

BOCA SECA E HIPERSENSIBILIDADE DO PALADAR

É estranho e para muitos, bem desconexo que a ansiedade e o estresse são um dos principais fatores que provocam a xerostomia,que caracteriza  a boca excessivamente seca, isso porque o transtorno diminui a produção de saliva. Em casos mais graves, o ressecamento da boca pode dificultar a mastigação, a fala e ainda contribuir para o desenvolvimento de cáries, mau hálito e gengivite. 

 QUEDA DE CABELO

Esse sintoma é mais comum, mas a gente acaba não relacionando ele com a ansiedade. Você já percebeu que a queda de cabelo se intensifica quando está passando por um momento de alto estresse e nervosismo?A queda capilar  acontece porque a ansiedade reduz os nutrientes indispensáveis para a saúde do couro cabeludo. Mas, a boa notícia é que o cabelo volta a crescer normalmente após a redução dos níveis de estresse. Ufa, né?! 

ENJOO

O enjoo é um dos sintomas físicos mais comuns do transtorno de ansiedade e também um dos mais desconfortáveis. (eu sou a prova viva disso!) Quando estamos ansiosos é normal sentir uma forte náusea, que pode evoluir e se tornar uma dor de estômago (olha eu de novo), ou até uma gastrite nervosa. Isso tudo acontece porque quando estamos ansiosos, o cérebro libera neurotransmissores que acordam o nosso corpo e o preparam para responder a possíveis ameaças, logo, alguns desses neurotransmissores podem entrar no canal digestivo, desequilibrando a flora intestinal. 
Diarreia, constipação e indigestão são outros sintomas comuns da ansiedade, podendo manifestar um deles ou vários.