Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Qual a ordem certa de aplicar meus produtinhos no rosto?

O skincare vem se tornando cada vez mais um passo indispensável da nossa rotina

Rotina de cuidados todo mundo tem uma, seja ela mais extensa ou mais curta, uma coisinha ou outra, todo mundo passa na pele do rosto. O skincare vem se tornando cada vez mais um passo indispensável da nossa rotina e é cientificamente comprovado que tirar alguns minutinhos para cuidar de si, traz diversos benefícios para nossa saúde. Mas será que sabemos a ordem que devemos passar nossos produtos de skincare?

Você já está cansada de saber que para escolher os produtos ideais e assertivos para suas necessidades é necessário conhecer profundamente o seu tipo de pele e, se você ainda não sabe o que pode e o que não pode, o ideal é ter o acompanhamento de um dermatologista de confiança, ainda mais se você está passando por algum problema na cútis.

Mas se você já está mais do que familiarizada com sua pele e conhece cada cantinho dela, o próximo passo é saber a ordem que você deve aplicar seus produtos de skincare. Aplicar os produtos na ordem errada pode ser um tiro no pé e acabar causando acne ou até desperdiçar completamente o produto. E isso ninguém quer, né? Vem com a gente que nós desvendamos o passo a passo completo de um skincare infalível.

O primeiro passo de toda e qualquer rotina de skincare é a limpeza. Antes de tratar os possíveis problemas de sua cútis e aplicar seus produtos de skincare, sua pele precisa estar o mais limpa possível, pois se seus poros estiverem obstruídos, sua pele não irá absorver nada e o acúmulo de "sujeira" e impurezas é um dos maiores causadores de acne adulta. Por isso, comece com o sabonete, seja ele líquido, em barra, em espuma ou em gel. Escolha o que seja ideal para o seu tipo de pele e supra suas necessidades.

Agora é a hora de dar um passo à frente na limpeza de sua pele. Só o sabonete não vai eliminar todas as impurezas que as camadas mais profundas absorvem durante o dia, então é de extrema importância complementar a limpeza com alguma solução micelar ou tônico. Os esfoliantes também são ótimos para efetuar uma limpeza mais profunda, mas atenção, produtos esfoliantes, ainda mais esfoliantes físicos, não devem ser usados todos os dias! O indicado é esfoliar a pele somente duas vezes na semana e, caso você tenha pele sensível, uma vez já é mais do que suficiente.

"Ah, mais qual é mais indicado para a minha pele? Tônico ou água micelar?" Depende do seu tipo de pele! Os tônicos são ótimos para quem busca uma super limpeza e é mais indicado para quem tem pele mista à oleosa e sofre com acne, para quem tem pele mais sensível ou seca, aposte na água micelar!

Então aqui a ordem fica: primeiro esfoliante (para os dias que for esfoliar) e depois o tônico ou água micelar. Caso não seja o dia de esfoliar, pode pular direto para a solução.

Agora que sua pele já está completamente limpa é hora de focar no que você quer tratar ou melhorar na aparência da sua cútis. Essa parte é totalmente específica e direcionada para a pele de cada um, logo, os produtos de skincare que você for usar aqui devem ser os indicados para o seu tipo de pele, recomendados pelo seu dermatologista.

Então, vamos supor que você use todos os três tipos de produtos citados acima, qual deve ser a ordem de aplicação? Sempre do mais líquido ao mais espesso, então seria: loção, sérum e por fim, cremes e máscaras.

Caso você não tenha nenhum "problema" específico para tratar em sua pele, pode pular do passo 2 diretamente para o passo 4, a hidratação. Hidratar a pele é indispensável na rotina de cuidados de TODOS OS TIPOS DE PELE, da mais seca até a mais oleosa! Por isso, esse passo não deve, em nenhuma circunstância, ser ignorado. Assim como em todos os outros passos, aqui é muito importante saber qual o seu tipo de pele para escolher o produto certeiro para você. Hidratantes mais consistentes e "pesados" são mais indicados para peles secas, assim como os óleos minerais, enquanto os mais leves, em gel, para pele oleosa e acneica.

PS: se você usa mais de um tipo de hidratante e um deles for em óleo, deixe sempre o óleo por último! Antes do protetor solar e da maquiagem, ele serve como um selador de todos os produtos de skincare e passos anteriores. Por ser oclusivo e consistente, após passá-lo sua pele não vai mais absorver quase nada, por isso, qualquer produto que você passar pós-óleo não será bem aproveitado.

O último passo da rotina de cuidados diária que temos com nossa pele, tem que ser o filtro solar e tem que ser TODOS OS DIAS. Faça chuva ou faça sol, se for sair ou ficar dentro de casa, o filtro solar é indispensável. Também é importante termos como aliado um que seja ideal para nosso tipo de pele, para não sobrecarregar ou anular os passos anteriores.

Posso substituir o protetor solar por um BB cream ou base com fator de proteção? NÃO! Normalmente, produtos que têm o FPS como segunda funcionalidade não possuem um fator tão alto e não devem substituir o uso de um filtro solar. O protetor sempre tem que estar presente. Eu sei que vocês estão cansados de ouvir isso, mas tem que ficar mesmo!

PS: se você tem a pele mais sensível e bem branquinha, ou sofre com rosácea e melasma, é super importante ir repassando o protetor solar com o decorrer do dia, o ideal é repassar a cada 3h.

E a dica mais importante de todas: CONSULTE SEMPRE UM DERMATOLOGISTA. Eles são os experts quando o assunto é a nossa pele.