Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Para lavar roupa direito

O que significam os símbolos de lavagem

Não existe mistério para lavar roupa direito, mas existem, sim, técnicas e conselhos que podem te ajudar a não cometer erros e assim até prolongar a vida útil das peças. Entre as dicas mais comuns estão: separar roupas coloridas das brancas, não lavar na máquina tecidos delicados, usar saquinhos para lavar lingeries finas, e a lista continua - e não é curta!
Mas, você sabe o que significam os símbolos de lavagem da etiqueta das peças? Sim, aqueles desenhos que indicam - e, de certa forma, te avisam - como cuidar e, sobretudo, lavar aquela roupa da maneira mais adequada. Se não faz ideia, hoje te explicamos de uma vez por todas para você prestar atenção e lavar roupa sem estragar nada.

Os primeiros símbolos que vamos aprender a ler são os que indicam qual é o tipo de lavagem correta. Eles são sempre sinalizados como uma bacia de água.

O alvejamento, isto é, se a peça é adequada ou não para usar alvejante, são os símbolos de triângulo na etiqueta e acredite, merece muito a sua atenção. Afinal, muitas roupas não podem passar perto desse processo de branqueamento, inclusive podem ficar manchadas! Então, fique ligada nas legendas.

Depois de lavar a roupa, naturalmente vem a secagem. Esse processo é dividido em dois: secagem em tambor (para quem possui máquina de secar) e secagem ao natural, a mais comum no Brasil. E antes que você se pergunte: não, a secagem ao natural não é simplesmente pendurar a roupa no varal. Existem mais indicações do que isso e, inclusive, contraindicações também.

Após lavar roupa e secar, é a vez de passar. Assim como os demais passos, a passadoria também tem os seus desenhos, que imitam um ferro, e indicações específicas que vêm nas etiquetas dos itens assim:

Chegamos aos símbolos de lavagem que são representados por bolinhas e dizem respeito à limpeza a seco. Esse tipo de higienização pode ser feito em casa, por máquinas especializadas, mas boa parte das vezes deve ser realizado em lavanderias profissionais.

Quanto detalhe né? Mas eles são super importantes para a durabilidade das nossas peças. Quando o assunto é lavagem de roupas, não existe coisa mais triste do que estragar um look que você gosta, ou que gastou uma fortuna, por descuido na hora de ler a etiqueta. Então, já salva essas dicas, guarda a página do jornal ou tira uma foto, porque elas podem salvar você e suas roupitchas!