Monique Mazzocco

Monique Mazzocco

à Sua Moda

Monique Mazzocco é consultora de imagem e proprietária da Mérge, marca de roupas e acessórios femininos. Possui mais de 15 mil seguidores que acompanham o conteúdo produzido por ela em seu perfil no Instagram @moniquemazzocco, que tem um objetivo claro: colorir a vida das pessoas através da moda. 

Contatos

NUNCA MAIS ERRE NO SUBTOM DA SUA MAKE

Já errou na hora de comprar base? Então essa matéria é pra você!

Relaxa, você não é a única que já errou na hora de escolher uma cor de base para a sua make. Acredite, isso é bem comum e acontece basicamente porque não conhecemos o nosso subtom de pele.
Ok, sabemos que não é uma tarefa fácil achar a cor ideal, saber se o fundo da sua pele é frio, quente, neutro… Como consultora de imagem e especialista em coloração pessoal resolvi responder algumas perguntas frequentes que minhas clientes de coloração costumam fazer e que com certeza vão te ajudar nessa tarefa. 

O que é subtom?

Subtom é a cor no fundo da pele. A nossa pele é translúcida, observe a cor da sua cutícula, ela não tem cor. O que enxergamos é uma cor que está abaixo dessa camada translúcida, a cor que está refletindo de “baixo”.

Qual a diferença entre tom e subtom?

O tom é o que vemos diretamente, a cor da nossa pele. Clara ou escura, a que nos dá base para concluir que um produto é para a cor da nossa pele ou não. Já o subtom de pele faz referência a cor do fundo que essa pele reflete, ela pode ser amarelada, avermelhada, oliva, etc.

Se minha cartela de cores estiver errada, isso influencia na escolha da base e makes em geral ou só nas roupas? 

Sim! Se você realizou um teste de coloração, e ele não foi aplicado de maneira correta você pode sim, estar usando cores na make que não te favorecem sem nem perceber. O diagnóstico é tão importante para makes quanto para suas roupas e acessórios. É mais comum do que parece encontrar pessoas com a cartela de cores erradas, infelizmente. Nas imagens abaixo, o resultado negativo das cores na nossa imagem.

Como podemos identificar o nosso subtom não sendo expert?

Duas dicas: se olhe no espelho de frente para uma janela com luz natural, observe por partes as variações de cor da testa, laterais do rosto, centro do rosto, queixo, daí você vai começar a enxergar o amarelo, laranja, oliva.. Outra dica é analisar a sua pele usando uma peça cinza na parte de cima, por ser uma cor mais neutra, ela não vai causar conflito visual. Lembrando que para ter uma análise real é necessária a ajuda de uma profissional de coloração pessoal.

E aquela história de veias azuis (pele fria) e veias verdes (pele quente)?

Essa pergunta é muito frequente, principalmente quando as pessoas acham desnecessário realizar um teste de coloração pessoal. Vejam meu caso meu tom de pele é quente e minhas veias são ora verdes, ora azuis e umas até meio roxas. Esse teste é um atalho, falho para descobrir seu subtom de pele. Não use!

Existe um teste? Onde ele se aplica para ser assertivo?

Nunca teste a cor de uma base no dorso da mão, sempre teste no rosto e no mínimo em 2 lugares diferentes. Veja qual das bases mais se aproxima do seu tom e subtom de pele.

Porque é importante saber sobre o meu subtom?

Conhecer o seu subtom ajuda para que você não fique com a cor do rosto diferente da cor do corpo. Por exemplo, o rosto bem amarelado e o colo super avermelhado.

 

Enfim, são inúmeras as dúvidas em torno de tom, subtom, contraste, intensidade, profundidade… e inclusive sobre a própria coloração pessoal. O que eu posso afirmar, com toda a certeza, é que atualmente, o teste presencial e o olhar apurado de um bom profissional são a forma mais assertiva de descobrir todas informações de sua pele. Gostou da matéria? Continue lendo em www.oflorense.com.br.