Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Look mais colorido

Aprenda a deixar seus looks mais coloridos com essas três dicas super simples

Uma das dúvidas mais frequentes das mulheres em geral e durante meu atendimento como Consultora e Estrategista de Imagem e Estilo, é sobre o uso das cores, sejam elas quais as cores que realçam a nossa beleza ou como combinar cores sem errar. As cores que realçam a nossa beleza são as que estão na nossa cartela de cores pessoal, que é descoberta através de uma análise de coloração pessoal feita por uma consultora de imagem. Descobrir essas cores pode te ajudar, e muito, a se aventurar pelo mundo das combinações. Como mulher e profissional especialista em cores, eu posso afirmar que aprender a usar mais cores é um processo gradual e que tem como pilar mais importante o autoconhecimento. Dito isso, vamos as três dicas para você adicionar um colorido no seu vestir.

1. Use e abuse do CÍRCULO CROMÁTICO
O círculo cromático é um super aliado na hora de aprender a utilizar cores, isso porque ele apresenta diversos esquemas de combinações. Esses esquemas são conhecidos como: complementar, análogo, tríade, meio complementares, retangular e quadrado. Vocês encontram esse círculo disponível na internet ou em papelarias especializadas.

2. Comece combinando cores nos acessórios
Essa é uma das maneiras mais fáceis de começar a combinar as cores no look. Acrescente cores em brincos, colares, bolsas e calçados. Como eles são complementos,  não chamam tanto atenção e podem ser pontos de luz para o look. 

3. Autoconhecimento é fundamental 
Se conhecer e saber quais cores te favorecem são fundamentais para criar um look colorido e harmônico que te represente e faça sentido para você. Faça uma lista das cores que mais gosta, vista-se com elas e na frente de um espelho treine seu olhar. Além disso, fazer uma análise de coloração com um profissional especializado, que te ensine maneira de combinar as cores, pode ser um super facilitador. 

Vamos à prática? 

Criei quatro combinações de cores INCRÍVEIS para você começar a usar mais cores hoje mesmo. 

Roxo +  laranja: combinação análoga

Rosa + amarelo: combinação complementar

Vermelho + rosa: combinação análoga

Look monocromático + acessórios ponto de luz

Roupas: @lojaatributo

Óculos de sol: @otica_farroupilha 

Acessórios e calçados: acervo pessoal 

 

O círculo cromático é seu melhor amigo na hora de combinar as cores e através dos seus esquemas ele facilita a vida de mulheres e homens que desejam acrescentar cor no seu vestir.

Vamos aos esquemas:

As combinações complementares são tons que estão em lados opostos no Círculo Cromático. Por exemplo, a cor complementar do roxo é o amarelo, a cor complementar do laranja é o azul, a cor complementar do verde é o vermelho. E assim por diante.

As cores análogas estão lado a lado no Círculo Cromático e têm pelo menos uma cor básica em comum e utilizam de 2 a 3 cores. O resultado da utilização destas cores é algo elegante, que traz sensação de unidade e harmonia.

A tríade é a utilização de três cores que têm a mesma distância, formando então um triângulo equilátero dentro do Círculo Cromático. Uma forma simples de encontrar as cores é pular as três subsequentes. Os resultados são muito semelhantes: composições vibrantes e enérgicas porém ainda mais coloridas.

As combinações meio-complementares também são conhecidas como combinação complementar dividida. Ela é um pouco menos vibrante que as combinações análogas e Tríade. O resultado é um contraste menos intenso, com mais coerência.

Essa combinação usa quatro cores em retângulo e trás uma variação vibrante. O resultado apresenta tons contrastantes e ainda mais coloridos.

A combinação em quadrado harmônico também é conhecida como harmonia 90º. Ela acontece quando as quatro cores formam um quadrado, utilizando quatro tonalidades de mesma distância dentro do Círculo Cromático. É um tipo de combinação bastante utilizada no universo da moda para a composição de estampas e acessórios coloridos.

DICA BÔNUS

Cores que combinam

Veja quais cores são as que mais combinam para não errar na hora de compor o  look do dia.

  • Vermelho: combina com azul, amarelo, marrom, preto, branco, verde, mostarda, cinza
  • Azul: combina com branco, rosa, cinza, amarelo, lilás, castanho, vermelho, laranja, verde
  • Marrom: combina com laranja, branco, azul, turquesa, verde, rosa, amarelo, laranja, bege
  • Verde: combina com branco, azul, bege, marrom, rosa, preto, amarelo, laranja, púrpura, prata, dourado, vermelho, cinza
  • Amarelo: combina com vermelho, azul, rosa, verde, cinza, branco, preto, marrom, azul, lilás e roxo.
  • Preto: combina com branco, bege, vermelho, amarelo, marrom, azul, laranja, rosa, turquesa, púrpura, dourado, prata, cinza
  • Branco: combina com preto, amarelo, vermelho, verde, azul, laranja, bege, marrom, turquesa, roxo, rosa, cinza.