Monique Mazzocco

Monique Mazzocco

à Sua Moda

Monique Mazzocco é consultora de imagem e proprietária da Mérge, marca de roupas e acessórios femininos. Possui mais de 15 mil seguidores que acompanham o conteúdo produzido por ela em seu perfil no Instagram @moniquemazzocco, que tem um objetivo claro: colorir a vida das pessoas através da moda. 

Contatos

FAZENDO A LIMPA!

Como eu e minhas clientes de consultoria de imagem e estilo limpamos o nosso armário

De uma a duas vezes por ano eu limpo e organizo o meu armário. É engraçado, mas as roupas contam histórias e eu lembro sempre de onde comprei cada peça, quando usei e todos os momentos que tive com ela. Não todas, claro, mas as que mais me marcaram. Inclusive tenho algumas com valor sentimental que eu não desapego por nada. Vocês também? 
As regrinhas que eu vou mostrar a seguir são as que eu uso na minha vida e nos meus atendimentos de consultoria de estilo e imagem. Vamos lá! De cara comece a separar todas as peças que você tem alguma dúvida e  responda as perguntas abaixo. Isso já vai te ajudar a selecionar de forma mais assertiva as peças que vão e as que ficam.
 

essa peça está em bom estado?

Essa é uma das perguntas mais complicadas, porque temos peças que usamos tanto, mas tanto, que acabam ficando mais gastas e é difícil desapegar. Mas é super importante entender que se ela tem furos, rasgos ou manchas, talvez seja hora de dar tchau e abrir espaço para o novo.

consigo montar pelo menos 4 looks com essa peça? 

Quem nunca comprou uma roupa e depois percebeu que não tinha nada a ver com o resto do armário e acabou deixando a peça lá parada? Muitas vezes, na vitrine pode parecer lindo, mas se não funciona com o resto do seu guarda-roupa, não tem porquê mantê-la, seja forte e passe pra frente.

 

 

 

 

quando foi a última vez que eu usei?

No geral, se faz mais de um ano que eu não uso a peça eu passo adiante! E sugiro que faça o mesmo. Se você não fez questão de usar ela no último ano é porque ela não faz o menor sentido no seu dia a dia e no seu estilo. Salvo quando é uma peça mais elaborada, como vestidos de festas, esses eu acabo segurando um pouco mais, até porque não são eventos frequentes, pelo menos na minha vida. [risos]

ela te serve e fica legal no corpo

Essa regra vai para quem costuma comprar sem provar ou compra muito on-line e depois fica com preguiça de trocar. Muitas vezes, acabamos mantendo algumas peças com aquela desculpa “vou mandar arrumar” ou “algum dia pode funcionar”. No geral, se a peça não cai bem ou ficou apertada com o tempo, raramente vale a pena segurar!

posso transformar em outra peça?

Eu amo do fundo do coração uma custumização, quando tem alguma peça que eu gosto muito, mas está parada há muito tempo, penso nas mudanças que posso fazer nela. Calça vira bermuda, blusão vira cropped, vestido longo vira curto, e por aí vai... às vezes eu até mando na costureira pra fazer uma mudança radical.

 

 

 

 

 

 

passe pra frente! brechós são os novos queridinhos

E depois que finalizar: doe, venda ou repasse as roupas o mais rápido possível, senão, você pode acabar indo fuçar na sacola e com certeza vai pegar de volta aquela peça que já foi liberada. Uma ótima opção para essas peças são os brechós, esses espaços de moda sustentável e circular vem crescendo muito. Tem muita coisa legal à venda nos brechós e com certeza aquela sua peça que está em bom estado, mas que não faz sentido pra você, encontrará alguém que faça bom uso dela e você de quebra ganha uma graninha pela peça que até então estava parada no armário.