Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

FAZENDO A LIMPA!

Como eu e minhas clientes de consultoria de imagem e estilo limpamos o nosso armário

De uma a duas vezes por ano eu limpo e organizo o meu armário. É engraçado, mas roupas contam histórias e eu lembro sempre de onde comprei cada peça, quando usei e todos os momentos que tive com ela. Com a pandemia, confesso que ficou difícil para mim aplicar a minha regra mais importante do desapego, que é: se não uso a mais de um ano ela deve sair do meu armário. Se eu seguisse essa regra, meu armário hoje teria 5 peças contando os chinelos de dedo. [risos]
Para reorganizar a minha forma de organizar e desapegar, criei novas regras básicas. Inclusive, essas regras eu aplico no trabalho de consultoria de estilo e imagem com as minhas clientes. De cara comece a separar toooooodas as peças que você tem alguma dúvida e responda as perguntas abaixo. Isso já vai te ajudar a selecionar de forma mais assertiva as peças que vão e as que ficam.
 

Essa é uma das perguntas mais complicadas, porque temos peças que usamos tanto, mas tanto, que acabam ficando mais gastas e é difícil desapegar. Mas é super importante entender que se ela tem furos, rasgos ou manchas, talvez seja hora de dar tchau e abrir espaço para o novo.

Quem nunca comprou uma roupa e depois percebeu que não tinha nada a ver com o resto do armário e acabou deixando a peça lá parada? Muitas vezes, na vitrine pode parecer lindo, mas se não funciona com o resto do seu guarda-roupa, não tem porque mantê-la, seja forte e passe pra frente.

Eu amo do fundo do coração uma costumização quando tem alguma peça que eu gosto muito, mas está parada há muito tempo, penso nas mudanças que posso fazer nela. Calça vira bermuda, blusão vira cropped, vestido longo vira curto, e por aí vai... às vezes eu até mando na costureira pra fazer uma mudança radical.

Essa regra vai para quem costuma comprar sem provar ou compra muito on-line e depois fica com preguiça de trocar. Muitas vezes, acabamos mantendo algumas peças com aquela desculpa "vou mandar arrumar" ou "algum dia pode funcionar". No geral, se a peça não cai bem ou ficou apertada com o tempo, raramente vale a pena segurar!

Difícil aplicar essa regra em tempos de pandemia, já que não rola festinhas, encontros e happyhours, mas no geral, vale a pena pensar se quando tudo isso passar eu vou querer usar essa peça ou não. Percebo que muitas pessoas se redescobriram durante a pandemia e muitas descobriram um novo estilo então vale refletir muuuuito sobre isso.

E depois que finalizar: doe, venda, repasse as roupas o mais rápido possível, se não, você pode acabar indo fuçar a sacola e pegando várias peças de novo!