Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Com que estampa eu vou?

“Listras horizontais engordam”; “Cheinhas devem sempre usar estampas com fundo escuro”; “Xadrez deixa o look com cara de festa junina”

São infinitos os chavões que acompanham as estampas. E quanta gente sai por aí monocromática simplesmente por medo de errar. Conhece alguém assim?

Essas regrinhas apareceram pela primeira vez no século XX quando a moda seguia uma cartilha com frases que não eram questionadas.Pode perguntar para a sua mãe: a bolsa e o sapato tinham sempre que combinar. A partir da década de 1990, ter estilo próprio se tornou a regra mais importante e essas regras deixaram de ser ditatoriais. E cá entre nós: que bom que isso acabou, porque ficar aprisionada a incontáveis “não pode”, quando tudo “depende de como se usa”, é muito frustrante. 

E se você, coleguinha, se inclui nessa grande parcela de mulheres com medo de estampas, deixe isso de lado hoje mesmo! Estampas alegram o visual, emprestam jovialidade e estilo aos looks e definitivamente não engordam! 

Como não, Monique? O que gera volume é sempre a modelagem. Ou seja, se alinhada a um corte adequado ao seu biotipo, a estampa por si só não acrescentará centímetro algum à silhueta.
 

Listras

Se combinadas a modelagens alongadoras, como a de uma calça reta, as listras verticais vão aumentar o efeito de ilusão e passar a impressão de uma silhueta mais comprida. Resumo da ópera: preocupe-se mais com o efeito da modelagem em seu corpo do que com a estampa, seja ela qual for! 

Vamos a 3 dicas infalíveis que vão te ajudar na hora de escolher as modelagens/ listrado certo:

● PARA PARECER MAIS “COMPRIDA” ESCOLHA MODELOS RETOS E COM LISTRAS VERTICAIS 

Quando as duas peças são listradas, como no caso do terno, o efeito alongador é ainda maior, pois a continuidade da estampa não corta a silhueta.

● PARA AFINAR A CINTURA

Escolha um vestido ou uma blusa num modelo capaz de favorecer seu corpo e com listras diagonais. Elas oferecem a ilusão óptica de “cinturinha”, principalmente quando as listas sobem ou descem em direção à cintura.

● QUER GANHAR VOLUME NA REGIÃO DO QUADRIL?

Alie listras horizontais à saia e vestidos com modelagem godê, ou seja, mais armados. As listras horizontais reforçam o efeito da estrutura da saia, ajudando àquelas de quadril estreito, ou as muito magrinhas, a ficarem curvilíneas.

Fundo claro ou escuro?

A questão da modelagem para as listras funciona também para outras estampas. O mesmo princípio se aplica aos tons. Por si só, uma estampa de fundo escuro não “emagrece” mais que a mesma estampa de fundo claro. A modelagem é quem manda e se o modelo valoriza a sua silhueta pode escolher a estampa na sua cor favorita.

Mix de estampas

Parece um bicho de sete cabeças, mas não é. Sabe qual é o segredo para fazer funcionar a misturinha de duas estampas diferentes? Harmonize os tons de duas estampas, ou seja, ambas devem ter cores em comum. Simples assim!

Estampas Clássicas

Listras                    Xadres                   Floral                      Poá                       Geométrica            Abstrata             Étinica                    Divertida