Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

Calça Jeans: saiba diferenciar cada modelo

Nada é mais versátil do que um bom par de jeans no armário, não acha?

E fato, e você deve concordar comigo: com tantos modelos de calças jeans disponíveis no mercado, fica difícil diferenciá-los, mas, basta um pouco de treino e logo você identificará cada um deles. Nada é mais versátil do que um bom par de jeans no armário, não acha? Eles transitam com facilidade tanto em looks descontraídos, até produções elegantes, tudo depende do modelo escolhido. Pensando nisso, resolvemos te apresentar um guia completo com os modelos mais usados, para que você saiba diferenciá-los, e assim, aposte no seu favorito.

wide leg

Um dos modelos mais queridinhos, as wide leg ganharam os corações e looks das fashionistas de uma só vez. Esse modelo de calça jeans possui pernas bem amplas e retas, quadril ajustado e cintura alta. Além disso, o comprimento até os pés, garante um visual elegante e moderno.

pantalona

É muito comum confundir uma wide leg com a calça jeans pantalona, afinal, elas realmente são parecidas. Mas a principal diferença está na modelagem das pernas, enquanto a primeira é super reta em todo comprimento, a segunda possui linhas diagonais, resultando em um caimento um tanto fluido e ainda mais amplo. A cintura desse modelo também é alta, mas o quadril é um pouco solto, seguindo a linha das pernas.

skinny

A principal caraterística do modelo são as pernas justas, afuniladas até o final do tornozelo, que entregam um toque comedido e casual de sensualidade. A altura da cintura varia muito, e o quadril segue a proposta inicial.

reta

Há pouco tempo atrás, quase nem olhávamos para a calça jeans reta, mas nessa última temporada ela se tornou uma das nossas principais escolhas fashion. Com uma modelagem tradicional, reta da cintura até a barra, podemos dizer que a peça é um clássico. Seu visual atemporal e discreto é perfeito para compor produções mais sóbrias como um office look.

boot cut

Outro modelo de calça jeans que é facilmente confundido é a boot cut. Essa peça também tem a modelagem do quadril e da coxa ajustados, mas, diferente da flare, possui o restante do comprimento levemente amplo, somente o suficiente para cobrir o sapato - ou a bota, como o próprio nome diz. Embora ela também funcione em looks mais chiques, seu ar mais discreto e casual combina super bem com produções mais descontraídas.

flare

Direto dos anos 70 para o cenário fashion atemporal, a calça jeans flare é o equilíbrio perfeito entre sensualidade e sofisticação. As linhas curvas e bem desenhadas do modelo favorecem e alongam muito a silhueta de forma harmônica, sendo perfeita para produções mais ousadas e com aquele ar despretensiosamente arrumadinho. Falando em modelagem, a peça é mais justa do quadril até o joelho, depois vai ficando mais ampla até a barra –  com formato de sino, como o nome do modelo que a inspirou sugere.

Mom jeans

Se você tem um estilo super urbano e que bebe de referências streetwear, a calça cargo pode funcionar muito bem para você. Apesar de comumente serem feitos em sarja ou brim, entregam tanta versatilidade e funcionalidade quanto os modelos de calça jeans. A modelagem tradicional dessa peça é mais ampla do quadril até metade da perna, depois vai se afunilando levemente - a barra ainda é solta. O destaque fica por conta dos bolsos com lapela, espalhados estrategicamente na altura do meio da coxa, e em alguns casos abaixo dos joelhos.