Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

7 formas para começar uma vida com hábitos saudáveis

Eu confesso que estou sempre em constante evolução no cuidado comigo mesma

Olá!! Já faz um tempo que eu queria fazer aflorar meu lado psicóloga (para quem não sabe, essa é a minha formação acadêmica :)) vou falar com vocês sobre hábitos saudáveis na nossa rotina, pois, nos últimos tempos passou a fazer muito sentido cuidar de nós mesmos, não é mesmo??? A vida agitada, o estresse e até o excesso de informação das redes sociais geram um desejo cada vez mais presente de introduzir hábitos saudáveis em nossa vida. Eu sei que por muito tempo nós associamos os benefícios dessa ideia apenas à aparência física,  mas hoje sabemos que ter uma vida saudável reflete também no nosso humor, bem-estar e nos dá disposição para encarar melhor os desafios.
Eu confesso que estou sempre em constante evolução no cuidado comigo mesma, seja física ou emocionalmente, porque eu quero sempre estar evoluindo, mas sim, não minto, inserir alguns hábitos na nossa rotina não é tão fácil. O primeiro passo para fazer mudanças efetivas é criar consciência da necessidade de mudança. Depois que criamos essa consciência entramos na  fase da intenção, quando reconhecemos a importância de cuidar da saúde e, em seguida, a fase da ação, onde testamos, de fato, escolhas saudáveis em nossa rotina, mesmo que ainda seja através do esforço. Sim, às vezes com muito esforço e, de início, talvez algo não muito prazeroso. Mas toda essa experimentação gera identificação do que gostamos e funciona até que, aos poucos, nos adaptamos às mudanças e encontramos maneiras de ter hábitos saudáveis do nosso jeito e ritmo. 

Ter uma noite de sono de qualidade é um dos primeiros hábitos saudáveis que devemos aderir. Isso diminuirá a irritabilidade durante o dia e dará mais disposição para encarar o novo dia. Sem contar nos inúmeros benefícios de uma boa noite de sono.
Para ter um sono tranquilo e energizante recomenda-se algumas ações simples antes de dormir como deixar o celular de lado uma hora antes de deitar na cama e comer alimentos leves. Outros hábitos que podem ajudar: ouvir uma playlist de músicas calmas ou ler um livro. 

Você provavelmente já sabe sobre a importância da prática de exercício físico, ele ajuda a trazer mais disposição, força e equilíbrio. E não poder frequentar uma academia não é motivo para não se movimentar pois existem vídeos, profissionais e cursos online que você pode seguir e precisará de poucos, mas eficientes equipamentos para realizá-los. Eu sou super suspeita para falar, mas o hábito de me exercitar que eu coloquei na minha rotina em 2015 fez muita diferença não só no meu físico, mas principalmente no mental. 

A alimentação é outro pilar super importante na busca por hábitos saudáveis. Opte por alimentos ricos em fibra e adicione aveia em vitaminas, comer castanhas, frutas e barras de cereal como lanche da tarde. São transformações pequenas, mas que farão seu intestino funcionar melhor, te dando mais disposição. Para que tudo fique alinhado com sua rotina e necessidades calóricas do dia a dia, o acompanhamento com um nutricionista que vai montar uma dieta personalizada de acordo com as suas demandas calóricas.

Às vezes, tudo que precisamos é nos desligar por completo e ter momentos de lazer, e isso já nos ajuda a ter uma mente mais saudável, refletindo diretamente no corpo. Por isso, procure pelo menos duas vezes na semana ter momentos em que você irá aproveitar por completo, seja ler um livro, ouvir música, cozinhar ou estar com os amigos.

Se eu pudesse te dar um conselho seria esse: faça terapia! Terapia não é besteira, a não ser que sua saúde emocional não tenha importância para você. Além disso, é um espaço de escuta e é tão bom ser escutado… Através de um conjunto de práticas terapêuticas, conduzidas por um profissional especializado, provoca o autoconhecimento e nos ajuda a entender quais são nossos traumas, medos e sonhos para que a gente esteja sempre desenvolvendo a nossa melhor versão.

A água melhora e garante o funcionamento do nosso corpo, facilitando o processo de digestão, ativando a circulação sanguínea, certificando o funcionamento dos rins, entre muitos outros benefícios. Então, é importante consumir pelo menos dois litros de água por dia.
Se você não possui esse costume e acaba esquecendo com a rotina corrida, tenha sempre uma garrafinha ao seu lado, assim conseguirá criar e manter o hábito com mais frequência.

Os momentos em que você faz algo que te dá prazer são super importantes na sua rotina. São nesses momentos que você deixa a energia fluir e se sente mais leve. Eu por exemplo, me descobri nos trabalhos manuais, é meu momento de alívio mental, onde eu me sinto descarregando. A mais de 2 anos descobri o crochê e o trabalho com miçangas e com certeza fez diferença na minha rotina e de quebra ganhei peças únicas e feitas por mim. 

Gostou das dicas? Eu espero que essas dicas, mesmo que simples, te ajudem a ter uma rotina mais saudável.