Bruna Menegat

Bruna Menegat

à Sua Moda

Bruna Menegat é consultora de imagem e estilo e estudante de Design de Moda.

Contatos

5 soluções infalíveis para aplicar em suas roupas antes de passá-las para frente

Você, eu e todo mundo já deve estar careca de saber que a produção de lixo e resíduos na indústria da moda é gigante

Vamos fazer um teste, pare agora para pensar em quantas coisas do seu closet você passou para frente porque elas estavam com um furo, rasgo ou mancha? A resposta provavelmente é incontável (eu já fiz muito isso), mas já adianto que é bem compreensível. Afinal, é muito mais fácil nos livrarmos daqueles itens e comprarmos novos, né (isso também depende da nossa conta bancária kkkk)? Você, eu e todo mundo já deve estar careca de saber que a produção de lixo e resíduos na indústria da moda é gigante e nós, como consumidores devemos ter como responsabilidade diminuir o impacto da indústria no meio ambiente. Mas como? O caminho é longo e árduo, mas temos que começar de algum lugar. E que tal começar com soluções sustentáveis para as suas peças, aquelas que estão lá mortinhas no fundo do armário, acumulando poeira com um bolinha de cânfora em cima (quem mais odeia cheiro de cânfora coloca o dedo aqui...)?

Soluções sustentáveis são formas criativas e fáceis de consertar e aumentar a vida útil daquela peça que você tanto usou e amou, antes de pensar em passá-la para frente e comprar algo novo para substituir. Parece pouco, mas esses pequenos hábitos fazem muita diferença, para o planeta e para o nosso bolso, fora que essas dicas que eu vou passar para vocês tornam as peças ainda mais autênticas, de acordo com seu estilo. 

-visible mending

 

O visible mending é um remendo visível. Ele vem se tornando uma das soluções sustentáveis mais adoradas dos últimos tempos, pois além de aumentar a vida útil da peça, ele adiciona um aspecto diferente, colorido e divertido ao item. Você pode preencher o rasgo ou o furo da peça costurando, bordando ou até adicionando o remendo de um tecido.

-tingimento

Sabe quando você tem uma peça preta que ama e usa com uma certa frequência e quando repara, ela já está completamente cinza e desbotada? O jeans não foi feito para lavarmos com frequência e o preto é a tintura que mais desbota. Por isso, antes de começar a pensar em se livrar de suas peças desbotadas, invista em um bom tingimento. Outra dica bacana é descolorir peças com água sanitária e adicionar desenhos ou bordados que você curta. Uma peça única para chamar de sua!

-recorte

Uma das soluções sustentáveis mais fáceis, simples e criativas que existem é recortar sua peça. Sim, parece besteira, mas acredite, pouquíssimas pessoas pensam em colocar esse truque em prática. Recorte e adicione outros materiais para dar personalidade às suas peças.

-bordado

Um pouco semelhante ao remendo visível, o bordado é uma ótima forma de transformar e salvar aquela peça que você talvez fosse passar para frente. Use a criatividade para criar desenhos, formas e soluções para possíveis furinhos e rasgos.

-remodelagem

Assim como o corte, a remodelagem é o ato de transformar completamente o modelo de um item que você já tem. Seja transformar um vestido em uma blusa, uma calça em uma bermuda, ou até algo completamente diferente, como um casaco em uma bolsa. Nessa solução você vai precisar de um pouco mais de paciência e habilidades manuais, mas nada fora da curva! Tudo o que você precisa é descosturar toda a peça a fim de obter um tecido amplo e, a partir daí, começar a desenhar e criar sua nova peça.