Maurício Pauletti

Maurício Pauletti

é Tão Fácil Ser Feliz

Formado em Direito, Maurício Pauletti é industrial gráfico. No universo das comunicações, Maurício contribuiu como diretor-presidente do jornal O Vindimeiro. Já apresentou o programa Parlavêneto na rádio Vêneto durante 7 anos na década de 90.

Pauletti já presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e é membro-fundador do Rotary Club florense. Já integrou o Conselho Deliberativo da Sociedade Recretiva Aquarius, presidente da Associação Rio-grandense de Bocha Pontobol e presidente da Liga Florense de Bocha Pontobol. Politicamente, Pauletti já integrou a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha pela antiga Arena e hoje é membro do diretório municipal do Partido Progressista (PP).

Contatos

Carta aos amigos

O que é ser ou ter um amigo de verdade?

O que é ser ou ter um amigo de verdade? Aquele que o é, ou o tem, entende essa questão e sabe que é possível apenas descrever os contornos do que é amizade. Como ela é essencialmente divina, não tem e sua essência arrematada por meras palavras. Assim, a mais bela explicação sobre amizade não revela nada além de sua superfície. Porém, mesmo sendo a sua superfície, possui magníficos encantos, que rendem boas palavras.

Ser amigo é sempre dizer as verdades imprescindíveis, ainda que elas possam fazê-lo ser odiado. E você correrá esse risco gratuitamente: não precisara se sentir convocado nem recompensado. Será como o sol, cujo fulgor clareia o caminho dos outros, sem cobrar nada por isso.

Se existe alguém que o escuta quando precisa desabafar seus sentimentos, ele pode ser seu amigo. Ele não o compreende, acha que você está soltando asneira, mas mesmo assim continua ao seu lado, ouvindo-o com atenção, excelente! Hoje em dia, amigo assim é difícil. Embora ele não absorva exatamente o que você diz, o mais importante não falta, que é o pleno respeito por seus sentimentos, e a certeza de que ele se importa mesmo com você.

Têm-se os amigos do trabalho, os de estudo, os que são companhia para festa, os que rendem uma boa conversa. Valorize todos como jóias de Deus, tendo assim um tesouro de grande valia. E, como num tesouro, uma jóia pode se destacar mais, pode haver aquele amigo cuja amizade agrade mais. Muitos amigos passarão como cometas, mas, se você bem cultivar essa amizade, então terá um amigo-estrela. Porque ele deixará uma marca indelével na sua vida. Tal como uma estrela no seu lugar, você sempre saberá onde encontrá-lo, ao passo que os amigos-cometa continuarão passando fortuitamente, simplesmente passando.

Entregue sempre seus amigos a Deus. As amizades que dele emergiram retornam a ele a ceda momento. Agradeça, reze e peça as bênçãos de Deus para seus amigos. A amizade só existirá de verdade se Deus for a sua fonte. Porque nele está a origem de tudo que é necessário para que ela se torne a melhor possível. Deus é a fonte inesgotável da humildade, da atenção e do amor, que devem existir entre os amigos. Sim, meus amigos, procurem mais a Deus em nome de suas amizades...
Daniel Barbosa de Lima