Maurício Pauletti

Maurício Pauletti

é Tão Fácil Ser Feliz

Formado em Direito, Maurício Pauletti é industrial gráfico. No universo das comunicações, Maurício contribuiu como diretor-presidente do jornal O Vindimeiro. Já apresentou o programa Parlavêneto na rádio Vêneto durante 7 anos na década de 90.

Pauletti já presidiu a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) e é membro-fundador do Rotary Club florense. Já integrou o Conselho Deliberativo da Sociedade Recretiva Aquarius, presidente da Associação Rio-grandense de Bocha Pontobol e presidente da Liga Florense de Bocha Pontobol. Politicamente, Pauletti já integrou a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha pela antiga Arena e hoje é membro do diretório municipal do Partido Progressista (PP).

Contatos

A Família

A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor.

A família não nasce pronta; constrói-se aos poucos, e é o melhor laboratório do amor. Em casa, entre pais e filhos, pode-se aprender a amar, pode-se experimentar com profundidade a grande aventura de amar sem medo. A família pode ser o ambiente mais apropriado para uma maravilhosa experiência de amor.
A família é o nosso fundamento, a base do nosso futuro, mas é reconhecido que a família, unidade base da sociedade, enfrenta, desde algum tempo, problemas complexos que têm afetado a sua estrutura. Tais problemas ou desajustes familiares ocorrem por motivos mais diversos como: o desrespeito de cada uma das pessoas em relação à outra, inclusive no que tange a privacidade; a ausência do diálogo; a desmotivação da vida a dois; e a falta de amor. Este último tem contribuído, em larga escala, para a dissolução da estrutura familiar.
Ao modificar o entendimento dessa palavra divina chamada amor, que está acima da compreensão das últimas gerações dominadas inteiramente pelos sentidos materialistas, gerações se distanciam das coisas do espírito (de onde nasce a amizade, a ternura, o afeto e que engrossa, em seu processo de tornar-se puro, o amor pleno, aquele que é engrandecido pelo sentimento, e não pelo instinto).
Se dentro do seio familiar aplicarmos nosso mais valioso curso de renunciação e fraternidade e, quando praticarmos o ensinamento do amor puro, com quem convive conosco e nos partilha a mesa por meio do calor do mesmo sangue, estaremos inteiramente habilitados para seguir com Jesus no apostolado do bem à humanidade inteira, pois toda família se beneficia de um ambiente agradável e cheio de amor.
Não podemos esquecer que a educação dada pela família, por padrões de ética, de moral e de religiosidade, é fundamental para sua formação moral, pois uma criança que cresce num ambiente familiar onde se respira o amor aprende a amar com toda a naturalidade do mundo. Um jovem que vê nos pais um exemplo a ser seguido encontra outras pessoas e, naturalmente, dá um bonito testemunho de amor. Assim, quem aprende a respeitar o semelhante não mata, não estupra e nem comete violência contra o próximo.
Temos que deixar claro que a falta da educação familiar, entre outros males, tem gerado a falta de respeito ao próximo e à própria vida. Como consequência, a qualidade de vida da sociedade tem descido às raias do absurdo de assistirmos a violência gratuita tirando as vidas dos jovens.
Será por meio da organização familiar que a sociedade conterá os vícios das drogas, a maternidade antecipada e o avanço da criminalidade? Só assim os valores da instituição familiar serão resgatados, como a estabilidade da união, a paternidade e a maternidade responsáveis e a paz social, pois a família é a esperança da humanidade, e todos aqueles que a valorizarem terão mais condições de serem felizes na vida. Isso porque, sem a estrutura familiar reorganizada, não se conseguirá melhorar a qualidade de vida das pessoas, nem diminuir essa criminalidade que tanto nos assusta. (Mazenildo Feliciano Pereira)