Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Reconhecimento

A grande aventura e maior dádiva chama-se vida. Ela, feita de ciclos, composta de etapas a serem enfrentadas e vencidas. Cada qual com suas riquezas, surpresas, características e provações

A grande aventura e maior dádiva chama-se vida. Ela, feita de ciclos, composta de etapas a serem enfrentadas e vencidas. Cada qual com suas riquezas, surpresas, características e provações.
Recentemente me foi enviado um e-mail de Luiz Andreola, assessor de marketing da primeira edição do Jornal O Florense, fazendo menções positivas aos meus escritos nas páginas deste jornal. Confesso ter ficado lisonjeada e grata pelo retorno do ilustre profissional, que dedicou um tempo a enviar sua opinião. A atitude anima quem escreve, pois, ao produzir e publicar algo, ficamos expostos à compreensão e interpretação de cada leitor. Sou convicta de que, todo escrito pertence a quem lê e interioriza a mensagem.
Além de abordar o conteúdo das crônicas, fui desafiada por Andreola a escrever poesias. Prometi um dia publicar algo no estilo, pois coleciono dezenas delas em meus acervos, algumas, inclusive, premiadas em concursos literários. Mas o que me alegrou na mensagem recebida foi que ele, entre uma e outra frase e breves palavras, contou-me da sua relação com a história do Jornal O Florense. Luiz Andreola afirma ter contatos com Flores da Cunha há mais de 40 anos, ter criado a logomarca do jornal e participado na escolha do nome deste semanário.
O Florense, nosso jornal, aquele que semana a semana registra a história construída passo a passo, sobre todos os setores inerentes ao cotidiano da cidade, sempre dinâmica e rumando ao progresso. Ao completar 35 anos de existência, continua com páginas repletas de atualidades, informações, menções, notícias, opiniões, utilidades públicas. Um jornal democrático, sério, elaborado por gente competente e com boa formação.
Há algum tempo, uma leitora afirmava que, nas sextas-feiras, seu deleite era receber e ler o nosso jornal por completo. “Leio, inclusive, todas as propagandas”, dizia ela. Por algumas vezes, entre uma esquina e outra, troco ideias com leitores e apreciadores das narrativas dos cronistas deste periódico, o que me apraz.
Parabenizo a Câmara de Vereadores de Flores da Cunha pela Moção de Congratulações entregue ao diretor do Jornal, Carlos Raimundo Paviani, bem como a Câmara de Vereadores de Nova Pádua pela Moção de Aplausos, merecida e justa homenagem. Atitudes de reconhecimento têm grande importância para o incentivo e continuidade de um trabalho tido como ideal de vida para uma equipe que não mede esforços para disponibilizar a cada leitor, conteúdos históricos ou atualizados, com precisão e credibilidade. 
Como colaboradora, tenho a agradecer pelo espaço que ocupo em suas páginas há quase duas décadas. Nesse período, a receptividade foi uma constante por parte da direção do jornal e leitores. Parabéns Jornal O Florense! Parabéns aos fundadores e funcionários atuais, bem como aos que a estes antecederam. Seguir em frente é a missão! Acompanhar a evolução das tecnologias e atrair leitores têm sido um grande desafio para todos os jornais. Que Deus esteja sempre no comando!