Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Recanto dos Amigos

A busca pela inovação e qualidade de vida, o contato com a natureza, a produção a muitas mãos e o investimento no que diz respeito ao social visando o melhor para as pessoas deve ser uma constante.

Na semana que passou tive o privilégio de conversar com alguém otimista e preocupado em manter a qualidade de vida das pessoas, incitando ações positivas e concretas por meio da agroindústria familiar.
Trata-se do Recanto dos Amigos, local designado pela Família Scortegagna do Travessão Alfredo Chaves, para nomear o que, em minha concepção, trata-se do ‘Paraíso das Galinhas’.
O local, no interior de Flores da Cunha, abriga uma centena de penosas poedeiras tratadas a milho, trigo, ervilha, pasto e afetos, cuidados e delicadezas. Elas têm espaços individualizados para colocar seus ovos, área livre para ciscar, pontos distintos para receber alimentação e a proteção de alguns galos gigantes que servem para espantar os gaviões que sobrevoam as terras da família. Quando se faz necessário, os predadores de galinhas são afastados por Salsicha, cão de guarda e de estimação que ajuda na hora de recolhê-las ao findar o tempo destinado ao passeio livre.
Segundo o criador, borrifadas aromatizantes são lançadas no espaço para que as moscas deixem as galinhas em paz, assim, com menos estresse a produção de ovos aumenta. A cada ovo colocado é observado o alto grau de satisfação, quando as mesmas tentam ficar no ninho para chocá-los. Quando isso acontece, pedras especiais são colocadas para substituir os ovos, satisfazendo assim os desejos instintivos das poedeiras.
Além de todos os cuidados com a higiene e bem-estar das aves, os ovos são periodicamente analisados pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), por meio do Departamento de Tecnologia dos Alimentos que faz análise, controle de nutrientes e qualidade dos mesmos, visando manter os selos de excelência.
A produção advinda dessas poedeiras para lá de especiais, é comercializada sob encomenda prévia, com lista de espera para o cliente ser atendido devido à grande demanda de interessados. A cada fala na conversa que tivemos com Alexandre, percebemos o otimismo, prazer e satisfação em estar investindo no agronegócio, proporcionando e vendendo qualidade e saúde para as pessoas, unindo o útil ao agradável.
A busca pela inovação e qualidade de vida, o contato com a natureza, a produção a muitas mãos e o investimento no que diz respeito ao social visando o melhor para as pessoas deve ser uma constante, mas para que isso aconteça, fazem-se necessários sonhos, desejos, projetos, planejamento e execução por parte dos que têm discernimento e consciência para a busca de um mundo melhor.