Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Pintura de almas

Um mestre é capaz de promover o encantamento e o brilho no olhar do aluno. Isso passa por seus conhecimentos, competência, amor pelo outro e pelo que faz, sabendo que pode dar asas aos que almejam adentrar em novos mundos.

Aprendi que a vida tem mais sentido quando compartilhada com pessoas de diferentes faixas etárias, etnias e classes sociais. A função de educar permite tal experiência, uma vez que educadores convivem com a diversidade. Um mestre é capaz de promover o encantamento e o brilho no olhar do aluno. Isso passa por seus conhecimentos, competência, amor pelo outro e pelo que faz, sabendo que pode dar asas aos que almejam adentrar em novos mundos.
O professor ensina conceitos, o vice-versa das coisas, a diferença entre o opaco, o transparente e o translúcido, efetiva a abertura de janelas para que pessoas voem ao desconhecido.  Utiliza-se da paciência e sintonia na pintura de almas. A aprendizagem acontece com letras e números, literatura e música, teatro e pintura, dança, jogos e novas ideias que alavancam brincadeiras e seriedades através das ações em que alunos possam contatar com sensações, emoções e sentimentos, criando o fantástico da vida. 
A escola não faz o papel dos pais, porém em muitos casos, a criança ou adolescente tem no professor sua maior fonte de referência.
Para desempenhar essa função tão importante quanto desafiadora, necessitamos de valorização, somente assim, poderemos ser semeadores de sonhos numa sociedade plena de carências que parece ter perdido o rumo. Vale ressaltar que, gostamos do que fazemos, somos profissionais essenciais nesses espaços destinados a formar e informar e o reconhecimento também é um trunfo.