Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

Outono na Serra

Num cenário de belos adornos e com matizes de raras belezas, a fauna exibe seus dons vocais, enquanto os pensamentos nos remetem à busca dos sonhos mais remotos

A Serra é privilegiada pelos seus encantos naturais, além disso, contamos com a presença de todas as estações do ano, que embora meio indefinidas, ainda nos dão o ar de sua graça com as performances e nuanças características.
O outono, além de combinar com chocolates, Páscoa e retorno de férias, nos remete ao aconchego e convívio com as pessoas queridas. O clima mais ameno é convidativo para as bebidas típicas que insinuam e pedem por boas companhias. Mas é através dos quadros da natureza, emoldurados com as belas paisagens, que somos convidados a sair dos ambientes fechados e apreciar o nosso habitat.
Nos dias brancos, seguidos de sol, podemos desfrutar dos shows da natureza. A paisagem com seus adereços, o colorido das frutas, o aroma e os sabores da época são características de um tempo que nos facilita a plasticidade do olhar rumo ao horizonte, onde as árvores são as estrelas da estação.
Num cenário de belos adornos e com matizes de raras belezas, a fauna exibe seus dons vocais, enquanto os pensamentos nos remetem à busca dos sonhos mais remotos e por vezes mais distantes.
As particularidades do outono, em especial na Serra Gaúcha, têm o dom de nos maravilhar pela beleza exuberante. Muitos são os caminhos que nos vislumbram; os trajetos tomados por plátanos com as folhas douradas que adornam os contornos de forma singular; as estradas que conduzem ao interior, quando nos enchem os olhos com o dourado das folhas nos parreirais, que tomam formas distintas ao dançarem ao vento para festejar a missão já cumprida.
Somos agraciados com a beleza natural, os dias luminosos, a diversidade e a variedade gastronômica da região, os bons vinhos e a qualidade de vida do nosso povo, o que nos suscita ao desfrute dos prazeres dessa terra, com todos os seus sabores.
Outono, tempo em que pássaros frutívoros se mesclam às tonalidades das frutas e frutescências, produtos da terra que também nos auxiliam para que no inverno estejamos munidos de vitaminas. Perfeições da natureza. Requinte de quem a projetou e executou. Excelência de um Criador que não hesitou nem vacilou na qualidade do que fez. Um paraíso à luz dos olhos. Basta ativar sensibilidades, abandonar os ranços e desfrutar do mais agradável convívio. A vida em comum com a mãe natureza. Viva essa magia!