Maria de Lurdes Rech

Maria de Lurdes Rech

Cotidiano

Professora, pós-graduada em Métodos e Técnicas de Ensino pela Universidade de Caxias do Sul (UCS), Maria de Lurdes Rech é autora do livro de crônicas Prosa de Mulher e do CD de crônicas e poemas Amor Maior, vencedora de diversos concursos literários em nível nacional. Membro da Academia Caxiense de Letras. Foi produtora e apresentadora do programa cultural Sábado Livre da rádio Flores FM de 2004 a 2012. Colunista do jornal O Florense desde 2007. Atuou na Secretaria de Educação, Cultura e Desporto de Flores da Cunha, onde coordenou a implantação dos Centros Ocupacionais da cidade. Exerceu a função de diretora e vice-diretora de escolas. Atualmente, realiza o trabalho de pesquisadora no Museu e Arquivo Histórico Pedro Rossi com o projeto Vozes do Tempo.

Contatos

O Papai Noel da Terra do Galo

A população da nossa cidade certamente terá histórias para contar com relação ao trenó ocupado pelo duende e o Papai Noel, que desde os primeiros dias de dezembro estão alegrando crianças e adultos nas casas, ruas, alamedas e praças da Terra do Galo.

O encantamento ou mesmo as desilusões são inspirações para tantos contos de Natal. Saudosismos motivados por lembranças positivas ou negativas costumam vir à tona na época em que tocam os sinos e ressoa a Noite Feliz, canção austríaca com letra de Joseph Mohn, composta em 1818, gravada em 330 idiomas e tocada no mundo inteiro.
A população da nossa cidade certamente terá histórias para contar com relação ao trenó ocupado pelo duende e o Papai Noel, que desde os primeiros dias de dezembro estão alegrando crianças e adultos nas casas, ruas, alamedas e praças da Terra do Galo.
Muito nos apraz o fato de perceber que ainda há pessoas disponíveis e com sensibilidade suficiente para, num ato de doação pessoal extrema, preocupar-se com o bem coletivo e alheio, com intenção de fazer algo positivo e de valor afetivo inestimável, do qual tanto carecemos.
Ao mesmo tempo em que foi diminuindo o som das músicas natalinas e a presença do Papai Noel nos comércios, visualizamos o bondoso e disponível velhinho em seu trenó particular, distribuindo balas, abraços e sorrisos, enquanto as crianças em disparada se aproximam da fantástica magia, capaz de arrastar olhares e corações a qualquer hora do dia e da noite, fazendo acreditar que estão diante de uma ilusão de ótica desafiando a mente humana.
Com seu lindo trenó iluminado, música atrativa e de bom gosto, o Papai Noel Remo Coloda, acompanhado por sonhos e desejos, ninfas e duendes, balas e pirulitos, nos últimos anos, tem feito de Flores da Cunha uma cidade mais acolhedora e feliz, especialmente no momento em que sensibilidades afloram e pessoas aguardam por amores, familiares e amigos para as comemorações em festas solenes de final de ano. Papai Noel, certamente a vida te compensará pelo trabalho, esforço, doação, dedicação e amor com que estás fazendo essa benfeitoria solidária em prol de uma coletividade, trazendo alegria em épocas tão duras para todos nós, onde a esperança parece estar ausente devido aos individualismos, friezas, falta de tempo para desfrutar da própria existência e desastroso contexto social e político vivenciado no país. Parabéns pela tua iniciativa e benevolência. Que durante tua caminhada os anjos cantem ‘Amém’ e te protejam para que possas continuar com esta ação positiva, gratificante e compensadora. Neste Natal, recebas nossa homenagem e gratidão, pois Flores da Cunha te reverencia.